Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso

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Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso

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Title: Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso
Author: Wachholz, Rafael Pötter
Abstract: O projeto se trata de uma parceria entre o LAR, que é o Laboratório de Robótica Professor Raul Guenther e a Celesc, consistindo no desenvolvimento de uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso. Assim, o projeto visa tanto facilitar a operação de troca de transformadores em condomínios, quanto tornar o processo mais seguro, uma vez que o processo atualmente é feito de forma predominantemente manual, o que pode ser mostrar ineficiente e perigoso, já que os transformadores utilizados em condomínios podem atingir mais de duas toneladas. Além disso, é digno de nota o trajeto adverso que a plataforma terá que transpor para chegar ao transformador, no qual se encontram obstáculos como rampas, degraus, desníveis e passagens estreitas. A metodologia utilizada no decorrer do projeto é a PRODIP – Processo de Desenvolvimento integrado de Produto, que foi desenvolvida pelo grupo NEDIP. No período em questão, partiu-se do final do projeto informacional até o fim do projeto conceitual. No planejamento, as atividades designadas para esse período, em ordem de execução, foram: revisar o projeto informacional, auxiliar no estabelecimento da função global, subfunções e funções elementares, participar da determinação das possíveis soluções para as funções da plataforma, estudar as soluções encontradas para cada função, auxiliar no estabelecimento de concepções para o produto, auxiliar nos estudos para definir o conceito ideal, e desenvolver artigos e patentes. A primeira atividade desempenhada foi a revisão do projeto informacional, cuja finalidade foi, através da aquisição de informações e levantamento do estado da arte, normas e patentes, justamente gerar uma base informacional para as etapas posteriores. O final dessa etapa constitui no estabelecimento das especificações do projeto, com o auxílio do método da Casa da Qualidade, relacionando-se os requisitos de usuário e os requisitos de projeto. Dessa forma, pode-se atribuir qual será a priorização dos requisitos de projeto. O projeto conceitual se inicia com a elaboração da estrutura funcional, na qual se determinam todas as ações que devem ser realizadas pela plataforma, por meio de funções de diferentes níveis de agregação e complexidade. Dentre essas funções, as mais destrinchadas são as funções elementares, a partir das quais pôde-se elaborar diferentes princípios de solução para cada uma dessas funções. Os princípios de solução foram compilados e organizados na matriz morfológica, que serviu de base para a geração de diferentes concepções, a partir do agrupamento de princípios de solução. Depois, escolheu-se as cinco concepções mais promissoras, sobre as quais foi realizado um estudo mais minucioso, verificando a sua viabilidade e permitindo mais embasamento da equipe na escolha final. Por fim, encerra-se esse período de projeto com a escolha da concepção final, que será aperfeiçoada nas próximas etapas.
Description: Graduação - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Mecânica.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226262
Date: 2021-08-21


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