Etnomatemática e Educação do Campo: Uma breve análise de artigos científicos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Etnomatemática e Educação do Campo: Uma breve análise de artigos científicos

Mostrar registro completo

Título: Etnomatemática e Educação do Campo: Uma breve análise de artigos científicos
Autor: Batista, Juliano
Resumo: Esta monografia tem como objetivo principal propor uma revisão bibliográfica de trabalhos que relacionam a Etnomatemática à Educação do Campo, encontrados no banco de dados construído pelo PetEducampo da UFSC. Com ele o objetivo é suprir as lacunas que o Curso, de maneira geral, deixou sobre o tema de Etnomatemática na minha formação. Com base nos trabalhos analisados, busco compreender como algumas pessoas do campo trabalham matematicamente em seu cotidiano, buscando uma melhor compreensão de como eles lidam com isso em seu dia a dia de trabalho. Poderemos perceber em alguns casos a matemática acadêmica sendo colocada com a realidade dos sujeitos, tendo um certo entendimento da Etnomatemática. A Etnomatemática é a maneira de podermos mostrar que outras culturas também têm a matemática envolvida, só que trabalhada de maneira diferente, já que a matemática tradicional, muitas vezes entendida como universal, não dá voz para outras culturas.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226234
Data: 9-08-2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC Versão Final - Juliano (2) (1).pdf 409.8Kb PDF Visualizar/Abrir TCC Juliano Batista

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar