Histórias de vida de três gerações de mulheres da comunidade de Barro Branco em Alfredo Wagner/SC: As relações familiares, sociais e educacionais, e estratégias de superação.

DSpace Repository

A- A A+

Histórias de vida de três gerações de mulheres da comunidade de Barro Branco em Alfredo Wagner/SC: As relações familiares, sociais e educacionais, e estratégias de superação.

Show full item record

Title: Histórias de vida de três gerações de mulheres da comunidade de Barro Branco em Alfredo Wagner/SC: As relações familiares, sociais e educacionais, e estratégias de superação.
Author: Sebold, Eliandra Carla
Abstract: Este trabalho tem como objetivo, investigar, em três gerações de mulheres campesinas, na comunidade de Barro Branco, Alfredo Wagner- SC, a relação do se constituir mulher trabalhadora no campo e alcançar níveis mais elevados de escolaridade. Desse modo, focou-se na investigação sobre quais imagens/representações essas mulheres produzem sobre si, e como se estabelecem as relações entre as três gerações de mulheres de duas famílias do campo, e o papel dessas mulheres nas relações familiares e sociais. Para alcançar os objetivos da pesquisa ouvimos a história de vida de três gerações de mulheres, de duas famílias do Campo. Ao ouvir as histórias de vida destas mulheres camponesas, vimos que elas desempenham na propriedade múltiplas funções, são duplas, triplas jornadas de trabalho. São responsáveis por toda a organização da família, além disso, sempre foram membros atuantes na comunidade, cumprindo seu papel social. Através das relações entre elas, que vem se fortalecendo a cada geração, desenvolvem estratégias para buscar maior autonomia e independência econômica. A cada geração os níveis de escolaridade foram se elevando. A terceira geração de mulheres do campo tem maior acesso à escola que as gerações anteriores onde o acesso lhes era negado. A terceira geração recebe de suas mães o incentivo e apoio para dar continuidade aos estudos, ampliar seus conhecimentos, ter uma formação, permanecer no campo, e buscar independência econômica.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226232
Date: 2021-08-10


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC versão final Eliandra Assinatura (1).pdf 433.9Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar