Avaliação do estado nutricional de crianças com Fibrose Cística no primeiro ano de vida
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hauschild, Daniela Barbieri |
|
dc.contributor.author |
Zirke, Alequis Bruno |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-20T20:30:53Z |
|
dc.date.available |
2021-08-20T20:30:53Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226114 |
|
dc.description |
Vídeo 31º Seminário de Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de ciências da saúde. Nutrição |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: A Fibrose Cística (FC) é uma doença hereditária autossômica recessiva caracterizada por anomalia na proteína reguladora de condutância transmembrana (CFTR). Pacientes com FC possuem pré-disposição para a desnutrição e condutas dietéticas são necessárias logo nos primeiros meses de vida, o que torna a avaliação do estado nutricional fundamental para a compreensão do risco de mortalidade desses pacientes.
Objetivo: Descrever a associação entre os fatores nutricionais e o crescimento de crianças com FC ao longo do primeiro ano de vida.
Métodos: Estudo observacional de coorte retrospectivo em pacientes diagnosticados com FC, acompanhados no Hospital infantil Joana de Gusmão em Florianópolis-SC. Foram coletados dados referente ao primeiro ano de vida quanto a informações clínicas, como idade gestacional, uso de enzimas pancreáticas, hospitalizações e presença de íleo meconial; dados do estado nutricional, como peso e comprimento; e características dietéticas, como aleitamento materno exclusivo, complementar, o uso de fórmulas infantis, uso de suplementos alimentares, suplementação de sódio, vitaminas e idade de início da alimentação complementar. Desfecho primário foi peso-para-idade e peso-para-estatura aos 12 meses, sendo considerado falência nutricional percentil < 10. Foram realizados teste Chi-quadrado e Mann-Whitney, o nível de significância adotado foi p<0,05.
Resultados: A amostra foi composta por 49 pacientes, sendo 49% sexo masculino e 49% DF508 homozigoto. O tempo mediano de aleitamento materno exclusivo foi de 2,78 meses e aleitamento materno total 5,5 meses. O tempo de aleitamento materno, uso de fórmula infantil e idade do início da alimentação complementar não apresentaram associação com estado nutricional aos 12 meses. A prevalência de utilização de suplementos alimentares foi maior em crianças em falência nutricional aos 12 meses de idade (p=0,024),
Conclusão: Novos estudos prospectivos longitudinais são necessários para a melhor compreensão do impacto do aleitamento materno e de fórmulas infantis no crescimento de crianças com FC. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Fibrose Cística |
pt_BR |
dc.subject |
Pediatria |
pt_BR |
dc.subject |
Aleitamento materno |
pt_BR |
dc.subject |
Estado Nutricional |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do estado nutricional de crianças com Fibrose Cística no primeiro ano de vida |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar