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O projeto teve como objetivo avaliar as propriedades autorreparadoras de materiais asfálticos (mástique e mistura). Nesse sentido, fez-se uso de materiais como lã de aço e nanotubos de carbono (NTC), em diferentes teores, a fim de obter a proporção de incorporações cuja capacidade regenerativa do material fosse otimizada. Os teores de lã de aço variaram entre 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 12, 16 e 20% e NTC 0,25%, 0,50%, 0,75% e 1,0%, ambos calculados sobre o peso de ligante asfáltico. Procedeu-se a avaliação de parâmetros elétricos (resistividade, condutância e indutância) e térmicos (condutividade térmica); concomitantemente, investigou-se a influência da variação da frequência, aplicando valores de 100 Hz para 1 kHz. Esta alteração ocasionou uma redução na resistência elétrica na ordem de 10 vezes, à medida que é aumentada a frequência. Referente aos parâmetros elétricos, com 16% de lã de aço obteve-se uma redução da resistência elétrica de aproximadamente 60% em relação a amostra de referência. Já o NTC, o teor ótimo obtido encontra-se em 1%. Nas propriedades térmicas, foi constatada grande influência da porosidade no desempenho, visto que somente o teor de 1,0% de NTC apresentou um aumento da capacidade de condução térmica em relação à amostra de referência. Os resultados obtidos neste trabalho servirão de base para a continuidade da pesquisa, que prevê a aplicação dos conhecimentos gerados nas etapas de dosagem de misturas asfálticas, estudo da deformação permanente, fadiga e autorreparação. |
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