Política do conhecimento oficial para a educação de pequena infância

DSpace Repository

A- A A+

Política do conhecimento oficial para a educação de pequena infância

Show full item record

Title: Política do conhecimento oficial para a educação de pequena infância
Author: Hauffe, Isadora dos Reis
Abstract: O projeto desenvolvido teve como objetivo analisar alguns elementos da configuração das políticas do conhecimento oficial para a educação de primeira infância nos países da América Latina, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, tendo como objetivos identificar, nas produções mapeadas, os elementos que apontam para o desenho curricular adotado nos currículos oficiais para a educação de primeira infância e analisar indicativos sobre o processo de construção, as concepções, os limites e as possibilidades das propostas de currículo nacional para a educação de primeira infância e sua inclinação à escolarização da etapa. Por meio de análise documental, com corpus obtido a partir da busca por descritores nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, as produções passaram por diversos processos de seleção. Agrupadas por pais, para possibilitar estabelecer relações entre as realidades, foram analisadas com leitura minuciosa e olhar atento aos indicativos sobre o currículo da primeira infância. Já no levantamento da produção, constatou-se escassa produção acadêmica no formato de artigos, com abordagem direta sobre as questões curriculares na educação de primeira infância nos países amostrados. Em contrapartida, os autores indicam crescente interesse nas esferas governamentais sobre os currículos dessa etapa educativa, bastante impulsionado por organismos internacionais. No comparativo entre as produções dos diferentes países, observou-se diferentes compreensões sobre o que deve ser esse currículo, com oscilações orientadas ora pela característica assistencialista das instituições, ora por perspectivas marcadas pelo desenvolvimento integral. O estudo tinha como interesse maior mapear o desenho curricular para a educação de primeira infância nesses países, mas não logrou alcançar o intento pelas seguintes razões: acreditava-se encontrar um volume maior de produções mais específicas sobre a temática; para alcançar o mapeamento desejado seria necessário avançar para o estudo dos documentos específicos sobre a educação de primeira infância em cada um dos países, tarefa impossível para o tempo do projeto. Assim, o maior achado do estudo diz respeito à necessidade de continuar a investigação avançando para as especificidades do currículo nessa etapa educativa, em cada país.
Description: Vídeo/ Resumo de conclusão do Programa institucional de bolsa de iniciação científica referente à inscrição no SIC
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225568
Date: 2021-08-02


Files in this item

Files Size Format View
PIBIC.mp4 28.61Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar