O modelo de Secretaria Integrada dos cursos de graduação do Centro Socioeconômico da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

O modelo de Secretaria Integrada dos cursos de graduação do Centro Socioeconômico da UFSC

Show full item record

Title: O modelo de Secretaria Integrada dos cursos de graduação do Centro Socioeconômico da UFSC
Author: Oliveira, Diogo Félix de; Tonolli, Thaynara Gilli
Abstract: A Universidade apresenta em seu arcabouço inúmeras complexidades, entre elas, a gestão dos cursos de graduação e as possibilidades de integração entre as respectivas secretarias de cada curso. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como ocorre o funcionamento da Secretaria Integrada dos Cursos de graduação do Centro Socioeconômico. No intuito de alcançar esta meta, foram definidos os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar a Secretaria Integrada dos Cursos de graduação do CSE; b) Investigar os fatores favoráveis e desfavoráveis da Secretaria Integrada dos Cursos de graduação do CSE; e c) Propor ações para aprimorar a estrutura e o funcionamento da Secretaria integrada dos Cursos de graduação do CSE. Procedeu-se um estudo sobre Gestão Pública, Universidades, Gestão Universitária e Gestão dos cursos de graduação das Universidades Federais. A pesquisa realizada caracteriza-se como descritiva, bibliográfica e documental. Por meio de um estudo de caso, utilizando-se entrevistas semiestruturadas com Chefes de expediente e Coordenadores dos Cursos de graduação do CSE, foi possível conhecer e analisar o funcionamento da Secretaria Integrada dos cursos de graduação do CSE. Os resultados da pesquisa mostram que a integração é um aspecto positivo na visão dos entrevistados. São trazidos pontos positivos da integração, como maior atendimento ao público, maior troca de experiências laborais e melhor transição entre os servidores do setor. Por fim, são propostas ações para aprimorar a estrutura e o funcionamento da Secretaria Integrada, como implementação de manuais, melhoria de sistemas e necessidade de modernização da estrutura física.The University presents in its complexities, among them, the management of undergraduate courses and the possibilities of integration between the different secretariats of each course. This research aimed to analyze how the Integrated Secretariat of Undergraduate Courses of the Centro Socioeconomico works. In order to achieve this goal, the following specific objectives were defined: a) Characterize the Integrated Secretariat of CSE Undergraduate Courses; b) Investigate the favorable and unfavorable factors of the Integrated Secretariat for Undergraduate Courses of the CSE; and c) Propose actions to improve the structure and functioning of the Integrated Secretariat for CSE Undergraduate Courses. A study was carried out on Public Management, Universities, University Management and Management of undergraduate courses at Federal Universities. The research carried out stands out as descriptive, bibliographical and documentary. Through a case study, using the semi-structured changes with Heads of expedients and Coordinators of the CSE undergraduate courses, it was possible to know and analyze the functioning of the Integrated Secretariat of the CSE's undergraduate courses. The survey results show that integration is a positive aspect in the view of respondents. Positive aspects of integration are brought, such as greater service to the public, greater exchange of work experiences and better transition between sector employees. Finally, actions are proposed to improve the structure and functioning of the Integrated Secretariat, such as the implementation of manuals, improvement of systems and the need to modernize the physical structure.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224914
Date: 2021-07-14


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_IV_-_Diogo_e_Thaynara_FINAL. (1).pdf 1.575Mb PDF View/Open TCC Diogo e Thaynara

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar