O papel do consumidor na logística reversa no ramo de vestuário no contexto da circularidade de produtos

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O papel do consumidor na logística reversa no ramo de vestuário no contexto da circularidade de produtos

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Title: O papel do consumidor na logística reversa no ramo de vestuário no contexto da circularidade de produtos
Author: Fiori, Giulia Villas Boas
Abstract: Com o aumento do consumo durante as últimas quatro décadas, a quantidade de material retirado da natureza triplicou, ocasionando o questionamento da eficiência do uso de recursos e dos impactos negativos gerados pelo modelo linear. Assim, torna-se fundamental investir em um modelo econômico que possua uma abordagem diferente, tratando a racionalidade econômica e ambiental como decisores. Para obter sucesso na aplicação desse modelo, entretanto, é necessário ampliar a rede de relações e colaborações, contando com o envolvimento de empresas de diferentes setores e com a participação dos consumidores. No setor têxtil não é diferente e, desse modo, este trabalho tem por objetivo identificar o papel do consumidor para a efetivação da logística reversa de vestuário no contexto do modelo de economia circular. A partir de um framework conceitual desenvolvido com base na literatura, foi aplicado o método de grupos focais, que permitiu a coleta de dados qualitativos que, posteriormente, foram codificados e categorizados utilizando o software QDA Miner, possibilitando a realização de duas análises distintas. A partir da primeira análise, desenvolveu-se um novo framework, que classificou os fatores de influência na participação do consumidor no retorno de produtos de vestuário pós-consumo de acordo com as diferentes crenças estabelecidas pela Teoria do Comportamento Planejado. Com isso, sugere-se que as crenças de controle são o principal fator de influência sobre o consumidor, ou seja, a participação deste na logística reversa (LR) depende de sua avaliação acerca do esforço necessário para realizar determinada atividade. A segunda análise, por sua vez, permitiu encontrar diferentes maneiras que o consumidor possui para atuar na LR no contexto da circularidade, além de sugerir estratégias para incentivar o retorno de produtos de vestuário com foco no papel do consumidor final. Desta forma, este trabalho contribui com implicações práticas e gerenciais, identificando, além das possibilidades de atuação por parte dos consumidores, prováveis fatores que influenciam essa participação no retorno de produtos. Por fim, o trabalho apresenta ainda diversas estratégias para que organizações possam incentivar um posicionamento mais sustentável na sociedade.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224766
Date: 2021-07-06


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Giulia Fiori - Monografia.pdf 1.231Mb PDF View/Open TCC - Giulia Fiori

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