Title: | As experiências na educação básica e no PIBID entre estudantes de licenciatura: por que voltar para a escola |
Author: | Ceschi, Bianca Burckauser |
Abstract: |
Quando olhamos para o cenário da Educação Básica pública do país, tanto em termos de qualidade de ensino quanto de trabalho docente, terminamos com algumas inquietações: de um lado, ainda com altos índices de evasão escolar, estando essa porcentagem concentrada nos anos finais da Educação Básica, somados a uma lenta caminhada à melhoria de desempenho prevista por órgãos fiscalizadores da efetividade dessas políticas; de outro, as precárias condições de trabalho docente, implicadas na desvalorização de sua atuação na escola, em se pensando na estrutura dessa instituição e no piso salarial, bem como na preocupação com o processo de formação inicial e continuada desses profissionais. De modo geral, decrescem os incentivos da profissão/exercício/atuação docente no país. À luz disso, a curiosidade queda sobre o que fortalece/alimenta a escolha desses futuros profissionais na sua própria experiência de formação, quando entram em contato com todas as intempéries e temperos citados inicialmente. O caminho escolhido foi o da memória afetiva. Neste sentido, a presente investigação intenta, através da troca de cartas com bolsistas que participaram entre os anos de 2016 e 2018 do subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Sociais, compreender a relação da memória da formação básica desses bolsistas no seu processo de formação docente, de modo a poder significar o papel dos afetos da formação inicial de professores e a contribuição do PIBID nesse processo. When we look at the public basic education scenario in the country, both in terms of teaching quality and teaching work, we end with some concerns: on the one hand, still with high school dropout rates, this percentage being concentrated in the final years of Education Basic, added to a slow progress to the performance improvement foreseen by inspection bodies of the effectiveness of these policies; on the other hand, the precarious conditions of teaching work, implied in the devaluation of their performance at school, in thinking about the structure of this institution and in the salary floor, as well as in the concern with the process of initial and continuous training of these professionals. In general, the incentives of the profession / exercise / teaching activity in the country decrease. In light of this, curiosity falls on what strengthens / feeds the choice of these future professionals in their own training experience, when they come into contact with all the weather and spices mentioned above. The path chosen was that of affective memory. In this sense, the present investigation intends, through the exchange of letters with scholarship holders who participated between the years 2016 and 2018 of the subproject Institutional Program of Initiation to Teaching Grants (PIBID) of the Social Sciences course, to understand the relationship of the training memory basic knowledge of these fellows in their teacher training process, in order to be able to signify the role of the affects of initial teacher training and the contribution of PIBID in that process |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224583 |
Date: | 2021-05-20 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCL_BIANCA_CESCHI.pdf | 3.132Mb |
View/ |