Title: | Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal. |
Author: | Mendes, Vinícius Sena |
Abstract: |
Com base na experiência de estágio realizada no Museu da Escola Catarinense (MESC), esta pesquisa propõe uma reflexão sobre as possibilidades dos museus enquanto espaços de educação, contando com as categorias e discursos da sociologia como um recurso educativo potente para essa vocação. A sociologia de Pierre Bourdieu e Serge Moscovici fazem parte do aprofundamento teórico desta pesquisa, bem como a museologia de Waldissa Rússio, confluindo elementos que fomentam o debate sociológico do museu e suas relações. A reflexão acerca do museu enquanto um espaço habilitado para a manutenção de relações de ensino/aprendizagem requer localizar o museu na história, atentando para seus desdobramentos formativos, compromissos e responsabilidades sociais. Reconhecendo a existência de mobilizações de categorias sociológicas no trabalho educativo e na mediação, buscou-se através da realização de entrevistas semi-estruturadas com os agentes culturais, verificar quais são as representações que têm acerca de seus visitantes, identificando a forma como interpretam sua relação com essas pessoas e analisar em que medida comparece uma postura educativa por parte desses agentes. Suas representações são analisadas, a partir da teoria moscoviciana, a fim de compreender, portanto, o papel que esses agentes atribuem ao museu frente ao seu sentido educativo, e em que medida as categorias sociológicas reverberam as categorias do debate museal. Based on the internship experience held at the Museu da Escola Catarinense (MESC) this research proposes a reflection on the possibilities of museums as educational spaces, relying on sociology categories and discourses as a powerful educational resource for this vocation. The sociology of Pierre Bourdieu and Serge Moscovici is part of the theoretical deepening of this research, as well as the museology of Waldissa Rússio, bringing together elements that foster the sociological debate of the museum and its relations. Reflection about the museum as a space enabled for the maintenance of teaching / learning relationships requires locating the museum in history, paying attention to its formative developments commitments and social responsibilities. Recognizing the existence of mobilizations of sociological categories in educational work and mediation, it was sought through semi-structured interviews with cultural agents, to verify what representation they have about their visitors, identifying the way they interpret their relationship with these people analyze the extent to which an educational stance by these agents is present. Their representations are analyzed, based on Moscovici’s theory, in order to understand, therefore, the role that these agents attribute to the museum in relation to its educational sense, and to what extent the sociological categories reverberate the categories of the museum debate. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224582 |
Date: | 2021-05-21 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC-Vinicius_Sena_Mendes.pdf | 1.083Mb |
View/ |