As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC

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As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC

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Título: As contribuições da Pedagogia Libertária, com enfoque da autogestão, para a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
Autor: Zacanini, Halethéa
Resumo: A pesquisa aqui apresentada toma como objeto de estudo os processos de organização coletiva vivenciados por estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFSC no período entre 2013 e 2016, buscando analisar as principais contribuições da autogestão estudantil, na perspectiva da Pedagogia Libertária, para o curso. Traçamos os seguintes objetivos específicos: sistematizar a origem da Pedagogia Libertária, destacando sua inserção no Brasil; apreender o conceito de autogestão na Pedagogia Libertária; reconhecer os princípios da Educação do Campo a partir de sua gênese no Brasil, com o foco na Licenciatura em Educação do Campo da UFSC; e, por fim, estabelecer relações entre a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC e a autogestão na formação. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, documental bem como a realização de um grupo focal virtual com quatro egressos, os quais possuíam como característica a atuação em espaços organizados coletivamente durante o curso. Iniciamos com uma conceituação histórica acerca da Pedagogia Libertária e da autogestão para na sequência apresentar a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC. Trazemos as informações do Grupo Focal virtual, buscando refletir sobre os processos de organização coletiva abordados pelos depoentes e as possibilidades de contribuição da perspectiva da autogestão na formação dos estudantes, futuros professores.The research presented here takes as its object of study the processes of collective organization experienced by students of the Licenciatura em Educação do Campo (Degree in Rural Education, free translation) at UFSC in the period between 2013 and 2016, analyzing the main contributions of student self-government, from the perspective of Libertarian Pedagogy, to the course. We outline the following specific objectives: systematize the origin of Libertarian Pedagogy, highlighting its insertion in Brazil; apprehend the concept of selfgovernment in Libertarian Pedagogy; recognizes the principles of Educação do Campo (Rural Education, free translation) from its genesis in Brazil, with a focus on the Degree in Rural Education at UFSC; and, finally, to establish relationships between the Degree in Field Education at UFSC and self-government in training. The methodological procedures used were the bibliographical and documentary research, as well as the realization of a virtual focus group with four graduates, which had as characteristic the performance in spaces organized collectively during the course. We start with a historical conception about Libertarian Pedagogy and self-government to then present the Rural Education at UFSC. We bring information from the virtual focus group, reflecting on the processes of individual autonomous collective organization by the deponents and the possibilities of contribution from the perspective of self-government in the training of students, future teachers.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224473
Data: 2021-05-24


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