Ensino aprendizagem de modelos atômicos: obstáculos e possibilidades na visão de professores em formação inicial e professores atuantes

DSpace Repository

A- A A+

Ensino aprendizagem de modelos atômicos: obstáculos e possibilidades na visão de professores em formação inicial e professores atuantes

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sá, Luciana Passos
dc.contributor.author Moro, Pedro Augusto Marocco
dc.date.accessioned 2021-06-18T12:14:15Z
dc.date.available 2021-06-18T12:14:15Z
dc.date.issued 2021-05-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224342
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo buscou analisar, baseado na fala de professores em formação inicial e atuantes, os obstáculos e as possibilidades relacionados ao ensino e aprendizagem de modelos atômicos. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com licenciandos em fases finais do curso e professores que atuam em escolas. O crescente número de trabalhos relacionados ao tópico de atomística, ao longo dos últimos anos é reflexo da importância e da preocupação de professores e pesquisadores em minimizar os problemas relacionados à aprendizagem do conteúdo. Nas falas dos entrevistados foram levantados diversos pontos como: a importância do tópico para o entendimento de outros conceitos; a necessidade da abordagem adequada da construção histórica da ciência; a importância de entender o papel dos modelos na ciência; as estratégias utilizadas e os obstáculos e dificuldades no ensino e aprendizagem do tópico, que vão desde questões ligadas à dificuldade de abstração até aquelas relacionadas à realidade profissional do professor. Todos esses fatores que surgiram das falas dos entrevistados possuem relação entre si e da análise destas relações podemos pensar em possibilidades para que os obstáculos sejam minimizados. Na análise dos dados, buscamos auxílio na literatura, em especial, nas ideias do epistemólogo Gaston Bachelard, devido a relevância de seus estudos no ensino de ciências. De modo geral, concluiu-se que o professor possui um papel importante no processo de ensino aprendizagem dos modelos atômicos, logo é de suma importância que o professor tenha uma postura mais reflexiva e atenta sobre o uso de estratégias e da importância da abordagem histórica deste conteúdo na sala de aula. pt_BR
dc.format.extent 47 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject modelos atômicos pt_BR
dc.subject ensino aprendizagem pt_BR
dc.title Ensino aprendizagem de modelos atômicos: obstáculos e possibilidades na visão de professores em formação inicial e professores atuantes pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Pedro.pdf 485.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar