Ensino aprendizagem de modelos atômicos: obstáculos e possibilidades na visão de professores em formação inicial e professores atuantes
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sá, Luciana Passos |
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dc.contributor.author |
Moro, Pedro Augusto Marocco |
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dc.date.accessioned |
2021-06-18T12:14:15Z |
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dc.date.available |
2021-06-18T12:14:15Z |
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dc.date.issued |
2021-05-19 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224342 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo buscou analisar, baseado na fala de professores em formação inicial e atuantes, os obstáculos e as possibilidades relacionados ao ensino e aprendizagem de modelos atômicos. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com licenciandos em fases finais do curso e professores que atuam em escolas. O crescente número de trabalhos relacionados ao tópico de atomística, ao longo dos últimos anos é reflexo da importância e da preocupação de professores e pesquisadores em minimizar os problemas relacionados à aprendizagem do conteúdo. Nas falas dos entrevistados foram levantados diversos pontos como: a importância do tópico para o entendimento de outros conceitos; a necessidade da abordagem adequada da construção histórica da ciência; a importância de entender o papel dos modelos na ciência; as estratégias utilizadas e os obstáculos e dificuldades no ensino e aprendizagem do tópico, que vão desde questões ligadas à dificuldade de abstração até aquelas relacionadas à realidade profissional do professor. Todos esses fatores que surgiram das falas dos entrevistados possuem relação entre si e da análise destas relações podemos pensar em possibilidades para que os obstáculos sejam minimizados. Na análise dos dados, buscamos auxílio na literatura, em especial, nas ideias do epistemólogo Gaston Bachelard, devido a relevância de seus estudos no ensino de ciências. De modo geral, concluiu-se que o professor possui um papel importante no processo de ensino aprendizagem dos modelos atômicos, logo é de suma importância que o professor tenha uma postura mais reflexiva e atenta sobre o uso de estratégias e da importância da abordagem histórica deste conteúdo na sala de aula. |
pt_BR |
dc.format.extent |
47 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
modelos atômicos |
pt_BR |
dc.subject |
ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Ensino aprendizagem de modelos atômicos: obstáculos e possibilidades na visão de professores em formação inicial e professores atuantes |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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