Transparência, identidade e tradução: o movimento da pragmática literária em ondjaki

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Transparência, identidade e tradução: o movimento da pragmática literária em ondjaki

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Title: Transparência, identidade e tradução: o movimento da pragmática literária em ondjaki
Author: Ferreira, Alessandra Margarete Pinto
Abstract: Pretende-se com este trabalho realizar por meio de análise qualitativa como se dá a construção da transparência na obra Os Transparentes (2013) de Ondjaki. Propõe-se apresentar reflexões através de excertos da obra e questionar as relações tecidas entre a literatura como um ato comunicativo e a práxis do cotidiano. Sob essa ótica, temos a transparência tecida por Ondjaki como um performativo, conforme conceituado por Austin, dando destaque para as esferas sociais que são movimentadas nesse processo de construção de identidade via tradução como uma forma de intervenção crítica no mundo, sejam essas a esfera política, a vulnerabilidade social ou formação identitária de grupos, entre outras que são tecidas através do posicionamento do sujeito histórico como intérprete, ao olhar para si e para o outro. Elencamos esse posicionamento como um ato consciente de que as escolhas de linguagem/formas de comunicação acarretam também determinados status, os quais impõem conscientizar-se da possibilidade de ser fonte de influência na formação identitária de grupos sociais, cultivando um processo de construção de identidades culturais. A transparência em Ondjaki está intimamente relacionada a um processo de construção de identidade e como uma forma de posicionamento e reconhecimento. Abordá-la como um performativo visa identificá-la como algo vivo e concreto, para que possa ser vista como ação no mundo. Ela não diz, ela faz e assim realiza e constitui a realidade.This work is a qualitative analysis to perceive how the construction of transparency occurs in Ondjaki’s book Os Transparentes (2013). The main objective is to present some reflections through selected excerpts of the work and raise the question about the relationship between literature as a communicative act and the daily praxis. Under this standpoint, we have the transparency created by Ondjaki as a performative, as conceptualized by Austin, highlighting the social spheres that dwells in this identity construction process through the translation as critical intervention in the world, such as: political sphere, social vulnerability, society identity formation, among others which are revealed by disposing the historical subjects as an interpreter, both when looking at oneself or another individual. Bring as a conscious act that the choices of language / forms of communication also bring certain statuses, which impose awareness of the possibility of being a source of influence in the identity formation of social groups, cultivating a process of construction of cultural identities. Transparency in Ondjaki is closely related to an identity-building process and as a form of positioning and recognition. Approaching it as a performance, aims to identify it as something alive and concrete, so that it can be seen as action in the world. It does not say, it does and does so and constitutes reality.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224234
Date: 2021-05-13


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