Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo

Show full item record

Title: Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
Author: Inoue, Arissa Nagava
Abstract: A usabilidade de uma plataforma visa proporcionar uma interação eficiente, eficaz, fácil e agradável ao usuário, para ser simples e natural a execução de todas tarefas e ações. Muitas plataformas podem apresentar problemas em suas interfaces, dificultando ou impossibilitando seu uso pelos usuários. Assim, surge a necessidade de realizar uma avaliação que seja capaz de identificar esses problemas. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a usabilidade da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo através da realização de uma avaliação heurística. A metodologia consistiu na revisão da literatura e pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa. Como resultado foi identificado a violação de cinco das dez heurísticas aplicadas, sendo elas a visibilidade do status do sistema, compatibilidade do sistema e o mundo real, prevenção de erros, flexibilidade e eficiência de uso e ajudar os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e se recuperarem de erros.The usability of a platform aims to provide an efficient, effective, easy and pleasant interaction for the user, so that the execution of all tasks and actions can be simple and natural. Many platforms may have problems with their interfaces, making it difficult or impossible for users to use them. Thus, there is a need to carry out an evaluation capable of identifying these problems. This final paper aims to investigate the usability of the Inclusive Educational Monitoring Platform by conducting a heuristic evaluation. The methodology consisted of a literature review and exploratory research with a qualitative approach. As a result, the violation of five of the ten applied heuristics was identified: the visibility of system status, match between system and the real world, error prevention, flexibility and efficiency of use and help users recognize, diagnose and recover from errors.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223742
Date: 2021-05-14


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_II_Arissa (1).pdf 1.571Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar