Ajuste de Perspectiva Automático Aplicado em Imagens de Gôndolas de Supermercado
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sobieranski, Antônio Carlos |
|
dc.contributor.author |
Soares, Matheus André |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-22T20:37:31Z |
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dc.date.available |
2021-05-22T20:37:31Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223661 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Grande parte dos produtos presentes nas gôndolas de estabelecimentos comerciais não
são notadas pelos consumidores. Por esse motivo, a indústria necessita criar e monitorar
as estratégias utilizadas nos pontos de venda para aumentar o alcance das ações de
marketing. Isso pode ser planejado utilizando fotos da gôndola dos locais, obtidas por
promotores de vendas, e processadas a posteriori por métodos de processamento digital
de imagens e reconhecimento de padrões. Entretanto, caso não for possível capturar
uma imagem perpendicular ao plano frontal, pode haver perda de informações dos
produtos apresentados na mesma. Nesse contexto, o trabalho em questão apresenta
a modelagem de uma solução computacional totalmente automática cujo objetivo é
realizar a correção da perspectiva presente em imagens de gôndolas de supermercados.
Utilizando métodos computacionais já consolidados na literatura, baseados em pontos
de fuga, foi possível obter um alinhamento adequado em 94% das imagens ajustadas
e, em um dataset de validação, comprovou-se que as fotos corrigidas ficaram mais
semelhantes às suas fotos frontais em todos os casos testados. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Most of the products present on the shelves of commercial establishments are not
noticed by consumers. For this reason, the industry needs to create and monitor the
strategies used at points of sale to increase the reach of marketing actions. This can
be planned using photos of the shelf, obtained by sales promoters and processed a
posteriori by digital image processing and pattern recognition methods. However, if
it is not possible to capture an image perpendicular to the frontal plane, there may
be loss of information about the products presented on the shelf. In this context,
the current study presents the modeling of a fully automatic computational solution
whose goal is to perform the correction of the perspective inserted in supermarket shelf
images. Using computational methods already consolidated in the literature, based on
vanishing points, it was possible to obtain a proper alignment in 94% of the adjusted
images and, in a validation dataset, it was verified that the corrected photos were more
similar to their frontal photos in all cases tested. |
pt_BR |
dc.format.extent |
36 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Engenharia de Computação |
pt_BR |
dc.subject |
Ajuste de Perspectiva |
pt_BR |
dc.subject |
Pontos de fuga |
pt_BR |
dc.subject |
Visão Computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Gôndolas de Supermercado |
pt_BR |
dc.title |
Ajuste de Perspectiva Automático Aplicado em Imagens de Gôndolas de Supermercado |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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