Análise de competitividade: estudo de caso na indústria de motores elétricos industriais

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Análise de competitividade: estudo de caso na indústria de motores elétricos industriais

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Title: Análise de competitividade: estudo de caso na indústria de motores elétricos industriais
Author: Morais, João Guilherme Carvalho Rosa de
Abstract: O monitoramento e acompanhamento de competidores é uma atividade estratégica vital para qualquer empresa de grande porte inserida em um mercado altamente competitivo. Sendo assim, este trabalho visa o aperfeiçoamento da metodologia de Análise de Competidor empregada pelo Grupo de Gestão da Informação (GGI), que realiza serviços de Inteligência de Mercado para parceiros do Laboratório de Materiais da UFSC. Embasando o Estudo na literatura de Inteligência Competitiva, em um primeiro momento foram definidas, em conjunto com integrantes do GGI, quais as Necessidades de Inteligência para o projeto, assim como os principais competidores a serem analisados, quais análises deveriam ser conduzidas e que ferramentas seriam empregadas. Foram aplicados agentes autônomos que executam algoritmos desenvolvidos na linguagem Python para a coleta de dados, a metodologia PESTEL (análise de fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais) foi empregada na análise de macro ambiente, as análises de Cinco Forças de Porter, Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e de Tendências da Indústria foram conduzidas e a Matriz de Competidores foi construída para a análise da indústria. A metodologia do Perfil do Competidor foi empregada para análise de um competidor individual, tendo sido escolhido baseado nas análises anteriores e as necessidades de inteligência do projeto. Por fim, foram desenvolvidas visualizações interativas com a ferramenta de software Power BI e indicado como destacar as informações mais relevantes das análises em relatórios para a disseminação da informação, fazendo com que se torne Inteligência. Foram utilizados como base para o estudo de caso os competidores da indústria de motores elétricos industriais, dos quais foram coletados e analisados dados publicamente disponíveis. Com base nas análises realizadas, foi possível elencar quais os competidores mais fortemente posicionados no mercado e as suas principais estratégias para atingir o sucesso. A WEG foi escolhida como foco da etapa de análise de competidores devido ao seu posicionamento competitivo e atendimento às necessidades de inteligência do projeto, o que ressalta a importância de seguir o Ciclo da Inteligência e realizar as análises de macro ambiente e de indústria previamente a traçar o perfil do competidor. Ainda foi possível reafirmar a aplicabilidade da programação em Python nos ambientes de negócios e estratégico e suas vantagens, assim como a importância de metodologias e ferramentas tradicionais da Inteligência Competitiva, tais como as análises PESTEL, FCS e a Matriz de Competidores.Competitor monitoring and tracking is a vital strategic activity for any large company that finds itself in a highly competitive environment. Therefore, the present work aims at perfecting a Competitor Analysis methodology employed by the GGI group (Grupo de Gestão da Informação) of UFSC’s Labmat (materials engineering research laboratory). Supported by a bibliographic survey of Competitive Intelligence literature, the first step consisted of determining what were the project’s Intelligence Needs, as well as what were the main competitors to be analyzed, which analyses were to be conducted and what tools were to be employed, with the input and assistance of GGI members. Autonomous agents that ran Python code were employed for data collection, the PESTEL methodology (analysis of Political, Economic, Social, Environmental and Legal factors) was employed in order to conduct macro ambient analysis, whereas Porter’s Five Forces analysis, Critical Success Factors (CSF) analysis, the Competitor Matrix and Industry Trends analysis were used for carrying out industry analysis and finally the competitor analysis was done via the Competitor Profiling method, which was determined by taking into consideration the previous analyses and the intelligence needs. Finally, dashboards developed using the Power BI software tool in tandem with detailing which of the analysis’ most relevant insights were to be inserted into reports, forming the basis for information dissemination, transforming it into actionable Intelligence. The companies that compete in the industrial electric motors industry were chosen as the basis for the case study, from whom publicly available data was collected and analyzed. Based on the conducted analyzes, the competitors were ranked according to their competitive advantage and what were their main strategies employed in order to achieve competitive success. WEG S.A. was chosen as the competitor to be analyzed due to its competitive positioning and also because this choice was the most in line with the project’s intelligence needs, reinforcing the importance of following the Intelligence Cycle and conducting macro ambient analysis and industry analysis prior to competitor analysis. It was also possible to reaffirm the applicability of Python programming in the business and strategic spheres and its advantages, as well as the importance of more traditional methodologies and tools, such as PESTEL analysis, FCS analysis and the Competitor Matrix
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223410
Date: 2021-05-14


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