Investimentos em TI: visualização dos dados do CNPq
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Frigo, Luciana Bolan |
|
dc.contributor.author |
DA SILVA, KAUÊ BÜRGEL |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-18T22:08:05Z |
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dc.date.available |
2021-05-18T22:08:05Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223246 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO
Em torno de 90% das pesquisas científicas produzidas no Brasil decorrem de
programas de pós-graduação de universidades públicas e o CNPq é uma agência de
fomento à pesquisa em diferentes áreas com um papel essencial no financiamento
das atividades desses pesquisadores. No setor de Tecnologias da Informação, os
investimentos em pesquisa revertem em inúmeros benefícios, como o alcance de
tecnologias para colocar o país em evidência, com maior competitividade produtiva,
além de auxiliar as empresas a inserirem inovações em seu cotidiano sem que
tenham que adquirir de fora do país os insumos para isso. Este estudo foi
desenvolvido com o objetivo de permitir uma visualização gráfica dos dados
referentes à oferta de bolsas e auxílios pagos pelo CNPQ entre os anos 2002 a
2020. O trabalho apresenta uma pesquisa exploratória, na qual foram realizadas
análises de dados históricos dos projetos e bolsas ofertados CNPq com um olhar
mais criterioso para a área de Tecnologias da Informação. O estudo permitiu
visualizar uma crescente até o ano de 2014, porém, uma crise econômica levou a
cortes importantes nas mais diversas áreas de pesquisa, verificando-se uma queda
em torno de 25% na quantidade de projetos atendidos e 50% em termos de valor
investido. Observa-se também uma concentração de projetos nas capitais litorâneas.
Houve um aporte grande de recursos durante o programa Ciências sem Fronteiras,
que proporcionou muitos estudantes de graduação realizarem parte dos estudos em
universidades no exterior, havendo uma concentração de bolsas em países
europeus. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Around 90% of scientific research produced in Brazil comes from postgraduate
programs at public universities. CNPq is an importante funding agency that supports
projects and reaseachers. In the Information Technology sector investments in
research allow to develop industry and produces innovations. The goal of this study
is to create a graphic visualization of the data about scholarships and grants paid by
CNPQ between the years 2002 to 2020. It is an exploratory research, in which
historical data is analysed and the Information Technologies area is explored. The
study allowed to see an increase until 2014, however, with a drop of around 25% in
the number of projects served and 50% in terms of value invested. There is also a
concentration of projects in the brazilian cost cities. There was a large contribution of
resources during the Science without Borders program, which allowed many
undergraduate students to study abroad, with a concentration of scholarships in
European countries. |
pt_BR |
dc.format.extent |
64 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Engenharia de Computação |
pt_BR |
dc.subject |
CNPq |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência de Dados |
pt_BR |
dc.subject |
Mineração de Dados |
pt_BR |
dc.subject |
Investimentos |
pt_BR |
dc.title |
Investimentos em TI: visualização dos dados do CNPq |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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