Benefícios para empresas, sociedade e meio ambiente advindos da implantação do modelo de economia circular

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Benefícios para empresas, sociedade e meio ambiente advindos da implantação do modelo de economia circular

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Title: Benefícios para empresas, sociedade e meio ambiente advindos da implantação do modelo de economia circular
Author: Wobeto, Juliana Leão
Abstract: A presente pesquisa objetivou realizar trabalho de investigação bibliográfica, exploratória e descritiva para análise da relevância da implantação do modelo de Economia Circular (EC) em termos de empresas, sociedade e meio ambiente. Este objeto constitui novo conceito, é uma estratégia para sustentabilidade, regeneração e restauração que intui mantes produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor. Indefinidamente abarca questões e possibilidades viáveis de implantação efetiva. A investigação buscou demonstrar a percepção originária de diversos autores sobre o contexto histórico em que a economia global evoluiu para o modelo linear de produção. A análise exploratória demonstra que a origem da produção de mercadorias realiza-se a partir de matérias-primas virgens; vendidas e usadas para se tornarem obsoletas, pouca vida útil, descartadas como resíduos, lixo. Em contraposição a esta estrutura, a EC adquire notório destaque na forma de circuito fechado; valor da sustentabilidade, na forma de trocas, do partilhar, alugar, reusar, reparar, renovar e reciclar seus materiais. Os resultados da análise demostram que, de todo tipo de inovação na relevância da implantação do modelo de EC, o caminho é o da necessidade, gerar benefícios socioculturais e de bem-estar e expandir o senso de comunidade, cooperação e participação através da economia compartilhada para produção social. Os grandes beneficiados, por certo, serão a indústria das coisas, a inovação e a internet das coisas com a implantação do modelo.This research aimed to carry out the work of bibliographic, exploratory and descriptive research to analyze the generation of the implementation of the Circular Economy (CE) model in terms of companies, society and the environment. This object is a new concept, a strategy for sustainability, regeneration and restoration that intends to maintain products, components and materials at their high level of usefulness and value. It indefinitely covers viable issues and possibilities for effective implementation. The investigation sought to demonstrate the original perception of several authors about the historical context in which the global economy has evolved into a linear model of production. An exploratory analysis demonstrates that the origin of the production of products is made from virgin raw materials; sold and used to become obsolete, short shelf life, discarded as waste, garbage. In contrast to this structure, an CE acquires a notable prominence in the form of a closed circuit; value of sustainability, in the form of exchanges, share, rend, reuse, repair, renew and recycle your materials. The results of the analyses show that, of all types of innovation in the brand of the implantation of the CE model, the path is one of necessity, generating cultural social and welfare benefits and expanding the sense of community, cooperation and participation through the shared economy for social production. The big beneficiaries, of course, will be the industry of things, innovation and the internet of things with the implementation of the model.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223165
Date: 2020-12-04


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