Title: | Novo modelo de negócio da indústria do entretenimento interativo: uma análise do novo modelo de mercado empregado pela indústria de entretenimento de jogos eletrônicos |
Author: | Luz, Lucas Antunes da; Kretzer, Caio Cézar |
Abstract: |
Esta monografia tem como objetivo elaborar uma análise setorial, estruturada com base em ferramentas acadêmicas – Estratégias Competitivas Genéricas de Porter, Matriz do Poder de Cox et al – para que pudessem facilitar a compreensão do mercado em análise e os modelos de negócios aplicados no mesmo. O foco dessa análise está na análise do mercado mundial da indústria de entretenimento interativo: macro análise de mercado, o sistema de valor - “fornecedores” e “compradores” - e os competidores. Comparando-o com demais setores concorrentes, como a indústria cinematográfica, e apresentando dados de crescimentos exponenciais desse setor. O resultado desse trabalho foi a elaboração de uma macro análise que busca abordar os principais temas estratégicos de um setor e o entendimento detalhado da dinâmica e funcionamento do mercado mundial de jogos eletrônicos, abordando também o funcionamento do mais recente modelo de negócio da indústria de entretenimento interativo, os jogos como serviços This monograph aims to elaborate a sectorial analysis, structured based on academic tools - Porter's Generic Competitive Strategies, Cox et al's Power Matrix - so that they could facilitate the understanding of the market under analysis and the business models applied in it. The focus of this analysis is on the analysis of the global market for the interactive entertainment industry: macro market analysis, the value system - "suppliers" and "buyers" - and the competitors. Comparing it with other competing sectors, such as the film industry, and presenting data of exponential growth in that sector. The result of this work was the elaboration of a macro analysis that seeks to address the main strategic themes of an industry and a detailed understanding of the dynamics and functioning of the world market for electronic games, also addressing the operation of the latest business model of the entertainment industry. interactive, games as services |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223144 |
Date: | 2021-05-10 |
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Trabalho Projeto FINAL.pdf | 1.442Mb |
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TCC |