Internacionalização de empresas SaaS: um estudo de caso da RD Station na Colômbia e no México

DSpace Repository

A- A A+

Internacionalização de empresas SaaS: um estudo de caso da RD Station na Colômbia e no México

Show full item record

Title: Internacionalização de empresas SaaS: um estudo de caso da RD Station na Colômbia e no México
Author: Manganotti, Vinicius
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi realizar o estudo da expansão internacional da RD Station na Colômbia e México, analisando como os avanços no setor de tecnologia de informação impactam na rápida internacionalização de uma empresa de Software as Service (SaaS). Para cumprir tal objetivo, a metodologia utilizada foi a revisão de bibliografia acadêmica e levantamento de dados primários. Para a revisão bibliográfica foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Scopus, onde foram pesquisados os temas foco do trabalho, combinados por meio de pesquisa booleana, em artigos publicados nos últimos dez anos preferencialmente e nos idiomas português e inglês. Para o levantamento de dados primários, foram realizadas entrevistas com funcionários envolvidos diretamente com o processo de internacionalização da empresa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado e como procedimento de análise dos dados a análise de conteúdo. De forma complementar, foi realizada coleta de informações no website da RD Station e em documentos internos não sigilosos da empresa. Além disso, foram transcritas e analisadas entrevistas com o CEO-fundador da RD Station, Eric Santos, e retiradas as informações pertinentes para este estudo. Por meio da pesquisa realizada foi possível concluir que, por mais que empresas totalmente digitalizadas possuam vantagens para internacionalizar de maneira acelerada, há outras variáveis que afetam a estratégia de internacionalização da empresa, como modelo de negócio, complexidade do produto e avaliação de vantagens intangíveis.The aim of this research was to study the international expansion of RD Station in Colombia and Mexico, analyzing how advances in the information technology sector impact the rapid internationalization of a Software as Service (SaaS) company. To achieve this objective, the methodology used was the review of academic bibliography and survey of primary data. For the bibliographic review, the Google Scholar, Scielo and Scopus databases were used, where the focus themes of the work were researched, combined by means of Boolean research, in articles published in the last ten years, preferably in Portuguese and English. For the survey of primary data, interviews were conducted with employees directly involved in the company's internationalization process, using the semi-structured questionnaire as the data collection instrument and the content analysis as the data analysis procedure. In addition, information was collected on the RD Station website and on non-confidential internal documents of the company. Furthermore, interviews with RD Station's CEO and co-founder Eric Santos were transcribed and analyzed, and the relevant information for this study was collected. Through the research carried out it was possible to conclude that, even though fully digitalized companies have advantages to accelerate internationalization, there are other variables that affect the company's internationalization strategy, such as business model, product complexity and evaluation of intangible advantages.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223139
Date: 2021-05-11


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Vinicius Mantovani Manganotti.pdf 615.7Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar