Title: | Plano de Negócio: Mané Sushi |
Author: | Silva, Maria Cláudia Martins da; Lago, Victor do |
Abstract: |
O ano de 2020 foi bastante desafiador para pequenas empresas por conta da pandemia de Coronavírus. Porém com a crise sanitária em todo o mundo e a necessidade de isolamento social, um dos mercados que cresceu significativamente no Brasil foi o de delivery de comida. E mais especificamente, o setor de comida japonesa vem se mostrando bastante promissor. Mesmo num cenário favorável ainda é difícil abrir e manter um negócio no país independente do setor. Por isso é importante a elaboração de um Plano de Negócio, pois possibilita a visualização do mercado e da empresa como um todo. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo geral desenvolver um plano de negócios para a abertura da segunda unidade do Mané Sushi na cidade de Florianópolis. Sendo traçados objetivos específicos, como: elaborar planos estratégico; de marketing; operacional e financeiro para avaliar a viabilidade de abertura do negócio. O embasamento deste trabalho se deu pela Fundamentação Teórica e pela Metodologia, demonstrando como foram feitas as análises e pesquisas. Ao final do trabalho iremos perceber que a ideia para a segunda unidade do Mané Sushi é viável em diversos aspectos pois os resultados projetados são satisfatórios. 2020 has been a very challenging year for small businesses due to the Coronavírus pandemic. However, with the sanitary crisis worldwide and the need for social isolation, one of the markets that grew significantly in Brazil was food delivery. And more specifically, the Japanese food sector has shown itself to be very promising. Even in a favorable scenario, it is still difficult to open and maintain a business in the country regardless of the sector. That is why it is important to prepare a Business Plan, as it allows the visualization of the market and the company as a whole. Therefore, this paper had the general objective of developing a business plan for the opening of a second unit of Mané Sushi in the city of Florianópolis. To this end, specific objectives were outlined, such as: preparing strategic, marketing, operational and financial plans to assess the feasibility of opening the business. The basis of this paper was given by Theoretical Foundation and by the Methodology, demonstrating the analyzes and research were carried out. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223081 |
Date: | 2021-05-10 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
Plano_de_Negoci ... shi_final_(1)_assinado.pdf | 1005.Kb |
View/ |
TCC |