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A empatia e a saúde mental são fundamentais para o autocuidado e desempenho do
estudante de medicina e seu cuidado dos pacientes. Objetivo: Avaliar a prevalência e
associação entre empatia, ansiedade e depressão, e com gênero, especialidade
almejada e período do curso em estudantes de medicina. Método: Estudo transversal
com 405 de 543 estudantes (74,6%) de semestres ímpares e do 12º semestre do
curso de medicina de duas universidades do Sul do Brasil. Os dados foram coletados
com questionário autoaplicado contendo idade, sexo, semestre do curso,
especialidade almejada, Escala Jefferson de Empatia (JSE) e Inventários de
Ansiedade e de Depressão de Beck (BAI e BDI). Os dados foram analisados com
estatística descritiva, testes t-Student, Chi-quadrado e ANOVA bidirecional entre
grupos. O nível de significância admitido foi de p < 0,05. Resultados: A média da JSE
foi de 120,2 (DP = 10,6) [116,9 (DP = 11,0) em homens e 123,4 (DP = 9,2) em
mulheres, p = 0,000] e maior entre estudantes que almejavam áreas médicas voltadas
a pessoas [123,1 (DP = 10,1)] do que entre os que almejavam áreas voltadas a
técnicas e procedimentos [(118,5 (DP = 11,2)], p = 0,003. Não houve diferença por
período do curso. As médias de ansiedade e depressão foram, respectivamente, de
16,2 (DP = 11,3) e 11,9 (DP = 9,0) [13,1 (DP = 10,3) e 9,9 (DP = 8,3) em homens, e
19,1 (DP = 11,4) e 13,8 (DP = 9,4) em mulheres, p = 0,000 para ambas]. A prevalência
de ansiedade moderada e alta foi de 33,8%, e, incluindo-se ansiedade leve, de 59%. A
prevalência de disforia (BDI = 16 - 20) e depressão (BDI > 20) foi de 26,4%, e de
11,9% para ideação suicida. A ansiedade grave associou-se à subescala Walking in
Patient’s shoes da JSE, mais relacionada ao estresse empático. Conclusões: A
empatia é alta, estável ao longo do curso nas instituições estudadas e maior entre
mulheres e estudantes que almejam especialidades voltadas a pessoas. A prevalência
de ansiedade e depressão é alta e maior nas mulheres. A ansiedade grave
associou-se à subescala “colocar-se no lugar do paciente” da JSE. |
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Empathy and mental health are fundamental to medical students’ self-care and
performance as well as their care for patients. Objective: to assess the prevalence and
association between empathy, anxiety and depression, and with gender, specialty
interest and period of the course. Method: Cross-sectional study with 405 of 543
students (74.6%) from odd semesters and from the 12th semester of the medical
course of two universities in Southern Brazil. Data were collected with a
self-administered questionnaire containing age, sex, semester of the course, desired
specialty, Jefferson Scale of Empathy (JSE) and Beck Anxiety and Depression
Inventories (BAI and BDI). The data were analyzed using descriptive statistics,
Student's t-tests, Chi-square, and bidirectional ANOVA between groups. The level of
significance was set at p < .05. Results: The JSE mean was 120.2 (SD = 10.6) [116.9
(SD = 11.0) among men and 123.4 (SD = 9.2) among women, p = 0.000], higher
among students who wanted to follow medical areas aimed at people [123.1 (SD =
10.1)], than among those who aimed at techniques and procedures [118.5 (SD = 11.2)],
p = .003. There was no difference between the course period. The anxiety and
depression means were, respectively, 16.2 (SD = 11.3) and 11.9 (SD = 9.0) [13.1 (SD =
10.3) and 9.9 (SD = 8.3) among men and 19.1 (SD = 11.4), and 13.8 (SD = 9.4) among
females, p = .000 for both]. The prevalence of moderate and high anxiety was 33.8%
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and, including mild anxiety, it was 59%. The prevalence of dysphoria (BDI = 16 - 20)
and depression (BDI > 20) was 26.4%, and 11.9% for suicidal ideation. There was
association between severe anxiety and the JSE subscale Walking in Patient’s shoes,
more related to empathic stress. Conclusions: Empathy is high and stable throughout
the course at the institutions studied and greater among women and students who
want to follow specialties aimed at people. Anxiety and depression have higher
prevalence among females. Severe anxiety is associated with the JSE subscale
Walking in patient’s shoes. |
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