Cadernos de Metodologia Ciências - volume II A, 1976

DSpace Repository

A- A A+

Cadernos de Metodologia Ciências - volume II A, 1976

Show simple item record

dc.contributor.author Fagundes, Léa da Cruz
dc.contributor.author Grossi, Esther Pillar
dc.contributor.author Chassot, Ático
dc.contributor.author Axt, Rolando
dc.contributor.author Teixeira, Cícero Marcos
dc.date.accessioned 2021-04-29T14:40:45Z
dc.date.available 2021-04-29T14:40:45Z
dc.date.issued 1976
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222632
dc.description Cadernos de Metodologia Ciências, edição experimental do Ministério da Educação e Cultura – PREMEN e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Laboratório de Metodologia e Currículo da Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, 1976. Impresso em preto e branco, encadernação em espiral, 140 páginas, com ilustrações. O exemplar pertence ao acervo pessoal de Marcus Vinicius de Azevedo Basso. pt_BR
dc.description.abstract O Cadernos de Metodologia Ciências - volume IIA – versão experimental, edição do Ministério da Educação e Cultura (PREMEN), foi elaborado pela equipe coordenada pela professora Léa da Cruz Fagundes. O documento aponta, em sua introdução, que o propósito do caderno é “oferecer, aos professores em exercício nas escolas de 1º grau, a colaboração de especialistas interessados na troca de experiências e na melhoria na qualidade de ensino”. Pretende, assim, uma elaboração conjunta, entre especialistas e professores, de experiências curriculares visando a integração do ensino de Ciências e de Matemática no currículo de 1º grau. Na sequência das considerações sobre a integração entre Ciências e Matemática, propõem que o ensino integrado organize-se levando em consideração a definição de objetivos comuns, o inter-relacionamento dos conteúdos e os procedimentos operatórios, sempre em função dos princípios que regem o desenvolvimento espontâneo da inteligência, fundamentados em Piaget. O Caderno discorre sobre um diagnóstico experimental, desenvolvido com um grupo de alunos, em escolas públicas de Porto Alegre, com estudantes de 7 a 9 anos. Foram aplicadas provas com vistas ao estudo do desenvolvimento das estruturas da inteligência, com base na Psicologia Genética de Jean Piaget. As provas consistiam em experimentos, realizados no laboratório de ciências da escola. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Ministério da Educação e Cultura – PREMEN e Universidade Federal do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.subject ensino de ciências pt_BR
dc.subject ensino de matemática pt_BR
dc.subject ensino fundamental pt_BR
dc.subject metodologia do ensino pt_BR
dc.subject psicologia da aprendizagem pt_BR
dc.title Cadernos de Metodologia Ciências - volume II A, 1976 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Ciencias2A_Fagundes.pdf 8.378Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar