A INFLUÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO PROCESSO DE DESIGN DE PRODUTO
Show full item record
Title:
|
A INFLUÊNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO PROCESSO DE DESIGN DE PRODUTO |
Author:
|
MAURO, Carlos Eduardo; BORBA, Carlos Eduardo de
|
Abstract:
|
O artigo apresenta como a sustentabilidade pode auxiliar e até mesmo alterar conceitos, formas de ensinar e de se produzir produtos por designers, trabalhando desde já início o simples fato da economia e aperfeiçoamento dos materiais para os desenvolvimentos dos trabalhos práticos solicitados em aula, conforme reportagem da revista Veja1 edição n o 2036 de novembro de 2007, em seu artigo “A guerra contra a água mineral” que trata de como uma simples ato de beber água prejudica o ambiente, a mesma matéria traz a visão de ambientalistas preocupados não com a água mais sim com os plásticos das embalagens onde o aumento anual do consumo vem a cada vez mais degradando o planeta além do custo do produto final.
A proposta de desenvolvimento do artigo estará em descrever os princípios da sustentabilidade, estabelecendo as novas relações entre o design e os paradigmas que estamos enfrentando, trazendo noções de uma nova visão de como podemos trabalhar para auxiliar na sustentabilidade usando os recursos manufaturados anteriormente (reaproveitamento de material). Dentro desta visão o artigo apresentará exemplos de produtos desenvolvidos por alunos de design com proposta de como trabalhar os produtos para que eles sejam sustentáveis e como o ensino incorporará essa preocupação junto aos alunos e profissionais do design.
O presente artigo apresentará definições de sustentabilidade e design, planejamento e desenvolvimentos projetuais, utilização de materiais com potencial de reciclabilidade, o ensino de projeto voltado à sustentabilidade com teorias e práticas relacionando-os com exemplos de propostas consolidadas no mercado.
O artigo tem a pretensão de mostrar e sensibilizar os alunos e profissionais de design, um novo olhar para o processo projetual e produtivo executado pelos mesmos. Em um pensar mais profundo e coerente as noções que um produto não somente está relacionado aos faturamentos, mais como um fator sócio econômico sustentável. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221945
|
Date:
|
2008-04-09 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar