ADUBAÇÃO ORGANOMINERAL EM Digitaria sp. NO SEMIÁRIDO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DSpace Repository

A- A A+

ADUBAÇÃO ORGANOMINERAL EM Digitaria sp. NO SEMIÁRIDO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Show full item record

Title: ADUBAÇÃO ORGANOMINERAL EM Digitaria sp. NO SEMIÁRIDO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Author: Amaral, Marcelo de Sá
Abstract: RESUMO O capim digitaria ou digital (Digitaria sp.) foi a forrageira que mais se difundiu nos últimos anos no sertão central do Estado de Pernambuco, mesmo sem o devido embasamento técnico e teórico. Verificou-se ainda, em visitas de campo que muitos produtores rurais lançam mão empiricamente de diversas formas de adubação tentando obter maior produtividade, no entanto, sem resultados satisfatórios, o que motivou avaliação da produtividade da gramínea Digitaria sp. submetida a diferentes tipos de adubos orgânicos e minerais. Pesquisou-se ainda, sobre a influência das adubações sobre os atributos químicos do solo, bem como no comprimento e densidade das raízes nos primeiros 20,0 cm de profundidade do solo. Neste trabalho, obteve-se a maior produtividade de massa vegetal verde e seca no segundo corte aos 180 dias após o plantio (DAP), sendo na adubação com esterco ovino mais NPK os melhores rendimentos quando comparado aos demais tratamentos. Para a composição bromatológica verificou-se significância (p<0,05) apenas na matéria orgânica (89,01%), proteína bruta (10,58%) e hemicelulose (25,06%) para 180 DAP. Para a densidade e comprimento de raízes de Digitaria sp. constatou-se influencia (p<0,05) em função da profundidade e tratamento utilizado, destacando-se o tratamento do esterco bovino associado ao NPK com 17,0 cm de comprimento e 0,35 cm.cm-3 de densidade de raízes. Observou-se que mais de 70% do sistema radicular localizam-se nos primeiros 15,0cm de profundidade, camada onde devem ser concentradas as adubações orgânicas e minerais. Ao avaliar os atributos químicos e conteúdo de água no solo, notou-se que estes, não foram afetados pelos tratamentos.
Description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Campina Grande como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, área de concentração Sistemas Agrossilvipastoris no Semiárido, para obtenção do título de Mestre.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221672
Date: 2012-08-31


Files in this item

Files Size Format View Description
ADUBAÇÃO ORGANO ... O ESTADO DE PERNAMBUCO.pdf 1010.Kb PDF View/Open AMARAL, Marcelo de Sá. Adubação organomineral em Digitaria sp. no Semiárido do Estado de Pernambuco.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar