Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC

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Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC

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Title: Inclusão escolar de alunos com deficiência: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFSC
Author: Vasconcelos, Sherlyn Pereira de
Abstract: Este estudo objetivou analisar o processo recente de inclusão escolar de pessoas com deficiência, tendo como base empírica o Colégio de Aplicação da UFSC, em Florianópolis (SC). Parte do entendimento de que a Educação é um direitofundamental e que colabora para o pleno exercício da cidadania e participação em sociedade das pessoas com deficiência. A análise visou resgatar a complexidade dos processos que constituem o atendimento educacional de estudantes com deficiência, tratando articuladamente e contextualizadamente das interpretações teóricas sobre deficiência, inclusão escolar e Educação escolar a fim de desvelar aspectos sociais, científicos e políticos que circunscrevem sua trajetória. A pesquisa empírica centrou-se em entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos no atendimento aos alunos com deficiência no Colégio de Aplicação da UFSC, no ano de 2019, fruto das experiências possibilitadas pelo estágio docente. A análise aplicada voltou-se para a sistematização dos elementos discursivos que se referem às dimensões dos processos de inclusão escolar e à forma como os sujeitos pesquisados interpretam a prática pedagógica e a interação como mediação nos processos de ensino e aprendizagem na classe inclusiva, construindo um diálogo reflexivo com a teoria de aprendizagem de Vygotsky.This study aimed to analyze the recent process of school inclusion of people with disabilities, based on the empirical basis of the UFSC College of Application, inFlorianópolis (SC). It starts from the understanding that Education is a fundamental right and that it contributes to the exercise of citizenship and participation in society of people with disabilities. An analysis aimed to rescue the complexity of the processes that precede the educational assistance of students with disabilities, dealing in an articulate and contextualized way with the theoretical interpretations on disability, school inclusion and school education in order to unveil the social, scientific and political aspects that circumscribe their trajectory. The empirical research focused on semi-structured changes with the subjects involved in assisting students with disabilities at the UFSC Application College, in 2019, as a result of the experiences made possible by the teaching internship. The applied analysis turned to the systematization of the discursive elements that refer to the dimensions of the processes of school inclusion and the way the respondents interpret the pedagogical practice and the interaction as mediation in the teaching and learning processes in the included class, building a reflective dialogue with Vygotsky's theory of learning.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221425
Date: 2020-11-17


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