Abordagem multicritério construtivista de apoio à gestão da qualidade dos contratos de movimentação de cargas catarinense

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Abordagem multicritério construtivista de apoio à gestão da qualidade dos contratos de movimentação de cargas catarinense

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Title: Abordagem multicritério construtivista de apoio à gestão da qualidade dos contratos de movimentação de cargas catarinense
Author: Rodrigues, Kassia Tonheiro
Abstract: O transporte marítimo é o principal modal utilizado no comércio internacional brasileiro. Diante de tal representatividade, os portos se tornaram centros irradiadores do crescimento e desenvolvimento da região onde se localizam. Mas, para bem exercerem sua função de elo entre os modais de transporte, necessitam ser competitivos e atrair o interesse dos donos de carga e demais usuários dos serviços portuários. Atualmente, na movimentação de cargas pelos portos no estado de Santa Catarina, nas diversas cadeias logísticas, inexiste um padrão com os procedimentos adequados para o manuseio da carga que seja utilizado como referência por todos. Para tanto, existe uma necessidade de que, em uma cadeia logística portuária, envolvendo vários atores, sejam adotados padrões de operação. Nesse contexto, surge a preocupação com a garantia de qualidade na movimentação das cargas que passam pelos portos. Com a finalidade de assegurar a qualidade do processo, a utilização de contratos é uma maneira de formalizar as relações de negócios entre os atores logísticos. Mesmo havendo na literatura modelos de contratos, existe uma lacuna de estudos que abordem os critérios específicos e relevantes para as partes interessadas, uma vez que a maioria aborda contratos baseados em medidas físicas e/ou genéricas. Considerando a importância dos terminais portuários e do desempenho das atividades logísticas em Santa Catarina, apresenta-se a necessidade de avaliar os contratos de movimentação de cargas com foco na qualidade. Nesse contexto, como parte do governo do Estado há a holding SC Participações e Parcerias S/A (SCPAR) que é responsável pela gestão dos portos públicos e pela atividade portuária em Santa Catarina. Assim, nesta pesquisa, será desenvolvido um estudo de caso na empresa e holding considerada o braço empreendedor do governo de Santa Catarina. O objetivo deste estudo é construir um modelo de avaliação de desempenho multicritério construtivista para apoiar a gestão da qualidade dos contratos de movimentação de cargas nos portos catarinenses. A pesquisa é exploratória, com base em um estudo de caso desenvolvido com o setor portuário catarinense e utiliza abordagem qualitativa e quantitativa. Assim, foram feitas entrevistas semiestruturadas para geração de dados primários ao estudo; os dados secundários foram obtidos por meio da revisão de literatura que possibilitou reflexões para a construção do modelo e para a identificação de lacunas científicas sobre o tema. Como instrumento de intervenção para a construção do modelo, foi utilizada a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C); e para a revisão da literatura foi utilizado o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C). Como principal resultado desta pesquisa, têm-se a construção de um modelo que auxilia a gestão da qualidade dos contratos das cargas movimentadas nos portos catarinenses, exemplificado para o Operador Portuário de Cargas Geral, onde foi possível evidenciar seu desempenho, com base nos critérios da SCPAR e ilustrar como a holding pode propor ações de melhorias para o Operador Portuário. O modelo foi considerado legítimo pelo gestor portuário da holding e constitui-se no primeiro passo para institucionalizar a busca pela ?Marca de Qualidade? que a SCPAR deseja e assim certificar os atores logísticos catarinense garantindo um desempenho de excelência. Além disso, esta pesquisa também contribui, em termos teóricos, para os estudos de Avaliação de Desempenho do Setor Portuário, onde ainda há uma carência de modelos que considerem as especificidades dos portos e investigações quanto aos aspectos necessários para a gestão da operação.Abstract: Maritime transport is the main modal used in Brazilian international trade. In the face of such representativeness, ports have become centers that radiate growth and development in the region where they are located. However, in order to exercise their function as a link between transport modes, they need to be competitive and attract the interest of cargo owners and other users of port services. Currently, in the movement of cargo through ports in the state of Santa Catarina, in the various logistical chains, there is no standard with adequate procedures for handling cargo that is used as a reference by everyone. Therefore, there is a need for operating standards to be adopted in a port logistics chain involving several actors. In this context, there is a concern with quality assurance in cargo handling that passes through ports. With the purpose to assure the quality of the process, the contract use is a way to legalize the business-oriented relations between the logistic actors. Even though there are models of contracts in the literature, there is a lack of studies that address specific and relevant criteria for stakeholders, since most of them deal with contracts based on physical and / or generic measures. Considering the importance of port terminals and the performance of logistics activities in Santa Catarina, there is a need to evaluate cargo handling contracts with a focus on quality. In this context, as part of the government of the State there is SC Participation and Partnerships S/A (SCPAR) holding that it is responsible for the management of public ports and for the port activity in Santa Catarina. Thus, in this research, a case study will be developed in the company and holding company considered the entrepreneurial arm of Santa Catarina government. The objective of this study is to build a multicriteria constructivist performance evaluation model to support the quality management of cargo handling contracts in Santa Catarina ports. The research is exploratory, based on a case study developed with Santa Catarina port sector and uses a qualitative and quantitative approach. Thus, semi-structured interviews were conducted to generate primary data for the study; secondary data were obtained through a literature review that enabled reflections for the model construction and for the identification of scientific gaps on the topic. As an instrument of intervention for the model construction, the Multicriteria Decision Aiding-Constructivist (MCDA-C) methodology was used; and for the literature review, the Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) was used. As a main result of this research, we have the construction of a model that helps the quality management of cargo contracts handled in Santa Catarina ports, exemplified for General Cargo Port Operator, where it was possible to evidence its performance, on the basis of SCPAR criteria and to illustrate as holding can consider action of improvements for the Port Operator. The model was considered legitimate by the holding port manager and constitutes the first step to institutionalize the search for the 'Quality Brand' that SCPAR wants and thus certify Santa Catarina's logistical actors, guaranteeing excellent performance. Moreover, this research also contributes, in theoretical terms, for the studies of Port Sector Performance Evaluation, where still there is a lack of models that consider the specificities of the ports and research as to the necessary aspects for the operation management.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221308
Date: 2021


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