Title: | Ética, bioética e deontologia no currículo da graduação em educação física no sul do Brasil |
Author: | Cunha, Lilian Suelen de Oliveira |
Abstract: |
Esta dissertação teve como objetivo analisar a inserção dos conteúdos de ética, bioética e deontologia nos projetos políticos pedagógicos e planos de ensino dos cursos de graduação em Educação Física na região sul do Brasil. Realizou-se um estudo qualitativo-descritivo, por meio de uma análise documental. Os resultados são apresentados por meio de dois artigos distintos. O primeiro busca aproximar a temática com o que tem sido discutido no que tange a ética, bioética e Educação Física por meio de uma revisão sistematizada. Constatou-se que, apesar de questões alusivas à ética e bioética na Educação Física figurarem na literatura, faz-se necessário ampliar os estudos nesta temática ainda à margem da produção científica no campo da Educação Física. O segundo artigo, o qual responde à questão central do estudo, analisa a inserção da ética, bioética e deontologia nos cursos de Educação Física. Foram evidenciadas 20 disciplinas com abordagem de conteúdos de ética, 02 disciplinas com abordagem de conteúdo de bioética cujo enfoque baseia-se na teoria principialista e 19 disciplinas com abordagem de conteúdo em deontologia. Predomina-se o estudo da deontologia em detrimento da bioética nos cursos de EF e por fim os temas envolvem a discussões de conceitos, intervenções profissionais e temas do eixo transversal no contexto da EF escolar. Considera-se que somente a deontologia não seja suficiente para atender aos objetivos dos cursos em promover a excelência profissional. Portanto, que para uma efetiva implementação de uma educação em bioética é necessário o empenho de universidades, de docentes e discentes, uma vez que práticas tecnicistas e instrumentalistas voltadas para o mercado que formam o arcabouço conteudista da Educação Física, não dão mais conta de suprir as dores e os sofrimentos nesse contemporâneo. Abstract: This dissertation aimed to analyze the insertion of the contents of ethics, bioethics and deontology in the pedagogical political projects and teaching plans of the undergraduate courses in Physical Education in the southern region of Brazil. A qualitative-descriptive study was carried out, through a documentary analysis. The results are presented by means of two distinct articles. The first seeks to bring the theme closer to what has been discussed in terms of ethics, bioethics and Physical Education through a systematic review. It was found that, despite questions alluding to ethics and bioethics in Physical Education appear in the literature, it is necessary to expand the studies on this topic still outside the scientific production in the field of Physical Education. The second article, which answers the central question of the study, analyzes the insertion of ethics, bioethics and deontology in Physical Education courses. There were 20 subjects with an ethics content approach, 02 subjects with a bioethics content approach whose focus is based on principlist theory and 19 subjects with an ethics content approach. The study of ethics is predominant to the detriment of bioethics in PE courses and, finally, the themes involve discussions of concepts, professional interventions and themes of the transversal axis in the context of school PE. It is considered that ethics alone is not sufficient to meet the objectives of the courses in promoting professional excellence. Therefore, for the effective implementation of an education in bioethics, the commitment of universities, professors and students is necessary, since technicist and instrumentalist practices aimed at the market that form the contentual framework of Physical Education, are no longer able to supply the pains and sufferings in this contemporary. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221304 |
Date: | 2021 |
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PGSC0280-D.pdf | 1.365Mb |
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