Conhecimento, atitude e prática profissional de psicólogos clínicos brasileiros sobre mindfulness

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Title: Conhecimento, atitude e prática profissional de psicólogos clínicos brasileiros sobre mindfulness
Author: Azevedo, Mariana Ladeira de
Abstract: A prática de mindfulness pode ser aplicada como técnicas isoladas ou como protocolos de intervenção que podem desenvolver uma capacidade ou característica, mindfulness disposicional ? consciência da atenção dirigida à experiência tal qual ocorre no momento presente, sem julgamentos e de maneira intencional. Tem sido útil como complemento no tratamento de doenças; prevenindo recaídas em distúrbios mentais como depressão, compulsão alimentar e abuso de substâncias; ou para promover o bem-estar e a saúde mental. Considerando sua aplicação na saúde mental, mindfulness é uma ferramenta que pode ser usada por psicólogos clínicos. No entanto, há falta de informações sobre como os profissionais têm utilizam mindfulness sob uma perspectiva pessoal e profissional, e de que forma eles obtêm treinamento profissional para aplicação clínica. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar conhecimento, atitude e prática profissional de psicólogos clínicos brasileiros sobre mindfulness. Este levantamento transversal, utilizando questionário online enviado a psicólogos brasileiros, foi enviado para 6,100 psicoterapeutas. Destes, 601 responderam à pesquisa e 417 foram considerados como amostra por conveniência após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os participantes eram psicólogos clínicos de todas as regiões brasileiras, com idade acima de 21 anos, sem restrições de sexo, com registro ativo em um dos 23 Conselhos Regionais de Psicologia e de diversas abordagens psicológicas. Os resultados descreveram características dos psicólogos associadas ao conhecimento, recomendação, uso pessoal e profissional de mindfulness. A discussão foi dividida em dois estudos: o primeiro explorou a associação entre variáveis categóricas de nível declarado de conhecimento, recomendação aos clientes e uso de mindfulness, analisada por meio do teste exato de Fisher; o segundo explorou dados qualitativos para caracterizar a descrição de mindfulness de acordo com os psicólogos, usando análise de conteúdo e lexical (classificação hierárquica descendente), e chi-quadrado para verificar a associação entre as classes de palavras e as características da amostra. Os dados mostraram que o nível de conhecimento está associado à recomendação, uso pessoal e profissional de mindfulness. As descrições de mindfulness foram organizadas em cinco classes: ausência de conhecimento, mindfulness como abordagem terapêutica, mindfulness como técnica isolada, efeitos de mindfulness, e definição operacional de mindfulness. Conclui-se que mindfulness está presente no cotidiano clínico dos psicólogos brasileiros de diversas abordagens, mas o conhecimento ainda é restrito. Sua recomendação pode estar sendo pautada no conhecimento do senso comum, advindo da divulgação em canais de comunicação não científicos. A falta de conhecimento e treinamento profissional em mindfulness gera riscos éticos, ao mesmo passo que limita sua utilização de forma eficaz e assertiva em condições clínicas que poderiam beneficiar o cliente no manejo da demanda e alívio do sofrimento.Abstract: Mindfulness practice can be applied as isolated techniques or as intervention protocols that can develop a capacity or trait, dispositional mindfulness ? awareness of attention directed to experience as it occurs in present moment, without judgments and in an intentional way. It has been useful as a complement in treating disease, preventing relapse for mental disorders such as depression, binge eating and substance abuse, or for promoting well-being and mental health. Considering its application in mental health, mindfulness is a tool that can be used by clinical psychologists. However, there is lack of information on how professionals are using it from a personal and clinical perspective, as well as by what means they obtain professional training for clinical application. Thus, the objective of this study was to investigate knowledge, attitudes and professional practice of Brazilian clinical psychologists about mindfulness. This was a cross-sectional survey, using online questionnaire sent to Brazilian psychologists. From 6,100 psychotherapist, 601 answered the survey and 417 were considered by convenience sampling after inclusion and exclusion criteria. Participants were licensed clinical psychologists form all Brazilian regions, ages above 21 years old, no sex restrictions and from a variety of psychological approaches. Results described characteristics of psychologists associated with knowledge, recommendation, personal and professional use of mindfulness. Discussion was divided in two studies: the first explored association between categorical variables of declared level of knowledge, recommendation to clients and use of mindfulness, using Fisher?s exact test; the second explores qualitative data to characterize mindfulness description according to psychologists, using content and lexical analysis (descending hierarchical classification), and chi-square to verify the association between classes of words and characteristics of sample. Data showed that level of knowledge was associated with recommendation, personal and professional use of mindfulness. Descriptions of mindfulness were organized into five classes: lack of knowledge, mindfulness as a therapeutic approach, mindfulness as an isolated technique, effects of mindfulness, and operational definition of mindfulness. Conclusion is that mindfulness is present in the clinical routine of Brazilian psychologists from different approaches, but knowledge is still limited. Recommendation of mindfulness to clients may be based on common sense knowledge, arising from the dissemination in non-scientific communication channels. Lack of knowledge and professional training in mindfulness implies in ethical risks, while limiting its effective and assertive use in clinical conditions that could benefit from it.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221267
Date: 2020


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