Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fernandes, Carolina dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Hinkel, Joice |
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dc.date.accessioned |
2021-03-19T12:05:22Z |
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dc.date.available |
2021-03-19T12:05:22Z |
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dc.date.issued |
2020-12-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221242 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho em tela tem como objetivo central apresentar as concepções de discentes e docentes
acerca da inserção da Educação Sexual no Ensino de Química para construir uma proposta de
intervenção didática. Para isso, realizou-se um levantamento dos documentos oficiais que
abordam a temática na literatura, a fim de compreender melhor os limites e potencialidades do
tema em discussão no contexto educacional. Dessa forma, efetuou-se uma entrevista em grupo
com características de um grupo focal, com 6 docentes de Química que atuam na Educação
Básica e questionário com 15 estudantes de outra instituição para obter dados que auxiliem na
elaboração de uma proposta intervenção didática. Os dados de análise da entrevista em grupo e
os questionários com as/os estudantes foram analisados por meio de procedimento analítico
denominado Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergem três categorias: Educação
Sexual (in)visível nas vozes de docentes e discentes; a Educação Sexual na área das Ciências
Biológicas e perspectivas para o ensino de Química; e obstáculos à formação inicial e
continuada das/os professoras/es de Química. A partir das discussões das categorias, utilizou-se
referenciais teóricos que possibilitaram refletir sobre a Educação Sexual presente no ambiente
escolar. Dentre as situações citadas, aparecem questões de gênero e violências, suscitando
discussões sociais para o Ensino de Química. A construção da intervenção foi composta por 4
atividades e contendo três partes fundamentais: problematização inicial, organização do
conhecimento e aplicação do conhecimento. Dentre os tópicos em destaque, contém a
construção histórica do medicamento Viagra e Addyi e suas caracterizações por via de grupos
funcionais. No entanto, considera-se como limite desta pesquisa a impossibilidade de aplicação
da proposta de intervenção didática em função do tempo indisponível para execução deste
trabalho e o contexto de pandemia. A presente pesquisa fomenta uma variedade de discussões
que poderão contribuir e ampliar a inserção da Educação Sexual no Ensino de Química. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção didática |
pt_BR |
dc.title |
Educação Sexual (in)visível: Possibilidades de abordagem no Ensino de Química na Educação Básica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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