O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado

DSpace Repository

A- A A+

O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado

Show full item record

Title: O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
Author: Pereira, Fábio Alexandre
Abstract: Os avanços nas discussões a respeito da inclusão da pessoa com deficiência que surgiram no fim do século XX contribuíram para elaboração de políticas públicas a respeito da inclusão no ambiente escolar (e acadêmico) desta parcela da população. Desde então, há uma crescente de estudantes com deficiência nos ambientes de ensino regulares. Com isso, o número de estudantes cegos nas cadeiras de Cálculo I ao redor do país também cresceu e a dificuldade de acesso ao material didático foi percebida. Partindo de uma análise documental de cunho qualitativo, este trabalho discute e problematiza os aspectos que estão presentes na transcrição ao Braille dos materiais didáticos, utilizando como objeto de comparação um livro didático de Cálculo em tinta e o Código Matemático Unificado – CMU. Como resultado, foi apontado a necessidade do acréscimo de novas possibilidades de transcrição para determinadas simbologias no CMU que foram percebidas no livro didático em tinta, além de alterações no texto do documento e a inserção de exemplos.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584
Date: 2020-11-26


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Fábio Pereira (4).pdf 1.358Mb PDF View/Open TCC - Fábio Alexandre Pereira

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar