Dimensão ética da educação superior nos cursos de graduação da área da saúde: construindo uma teoria fundamentada nos dados

DSpace Repository

A- A A+

Dimensão ética da educação superior nos cursos de graduação da área da saúde: construindo uma teoria fundamentada nos dados

Show full item record

Title: Dimensão ética da educação superior nos cursos de graduação da área da saúde: construindo uma teoria fundamentada nos dados
Author: Hoffmann, Juliara Bellina
Abstract: Este estudo objetivou a elaboração de uma teoria para compreender o fenômeno da dimensão ética da educação superior em Saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, transversal e analítica, com o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), em sua vertente construtivista. Após aprovação ética da pesquisa, a amostragem teórica foi composta pelos dados de 30 entrevistas e oito documentos. Os grupos amostrais foram constituídos por professores e estudantes de uma universidade pública e uma privada, de quatro cursos da saúde: Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia. Também foram entrevistados gestores da educação superior em Saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta, em profundidade. Os documentos analisados foram os Projetos Político Pedagógicos e as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos citados. As etapas referentes à codificação, amostragem e saturação teórica, ordenação e integração foram guiadas por análise comparativa dos dados, sendo elaborados memorandos e diagramas para auxiliar na composição da teoria. A teoria desenvolvida é de que a dimensão ética da educação superior nos cursos de graduação em Saúde se realiza com a construção da personalidade moral dos sujeitos nos diferentes âmbitos da vida universitária, forjando sua própria identidade. A categoria central emergente corresponde ao processo de construção da identidade fundamentada na aprendizagem ética: ?Conscientizando-se sobre a importância da dimensão ética da educação superior em Saúde na vida universitária?. Nele são identificadas cinco categorias, cada uma relacionada a uma faceta identitária e a uma aprendizagem em especial: o eu-pessoa se fundamenta em relações de reciprocidade e na diversidade que favorece a busca por autonomia moral; o eu-acadêmico se constrói com o pertencimento à comunidade acadêmica, em que a ressignificação dos papéis depende da assunção de um papel comum e colaborativo do corpo acadêmico; o eu-profissional revelou a crucialidade do aprender a decidir com autonomia moral, assim como as dificuldades dessa construção nos paradigmas hegemônicos; o eu-trabalhador da saúde se embasa no aprender a cuidar, para o qual a humanização, a integração ensino-serviço-comunidade e a educação interprofissional se apresentam como elementos de influência positiva; o eu-cidadão se constrói com exercício da responsabilidade social, assumindo-se o papel de agente de transformação do mundo e da própria instituição universitária. De qualquer um destes ângulos identitários, pode-se perceber a dimensão moral da construção dos sujeitos, que ao mesmo tempo em que configura uma identidade moral própria, são por ela configurados. A identidade moral pode ser propositadamente desenvolvida por meio da aprendizagem ética que promove vivência de determinados valores e da autonomia moral dos envolvidos. A inseparabilidade da construção moral e da vida universitária reforça a responsabilidade do corpo acadêmico em assumir o ensino-aprendizagem ético como missão da Universidade.Abstract: This study aimed to elaborate a theory to understand the phenomenon of the ethical dimension of education higher in Health. It is a qualitative, transversal and analytical research, with the methodological framework of Grounded Theory, in its constructivist aspect. After ethical approval of the research, the theoretical sample consisted of data from 30 interviews and eight documents. The sample groups consisted of teachers and students from a public and a private university, from four health courses: Nursing, Pharmacy, Medicine and Dentistry. Education higher managers in health were also interviewed. The data were collected through an open, in-depth interview. The documents analyzed were the Pedagogical Political Projects and the National Curriculum Guidelines for the courses cited. The steps related to coding, sampling and theoretical saturation, ordering and integration were guided by comparative data analysis, with memos and diagrams being elaborated to assist in the composition of the theory. The theory developed is that the ethical dimension of education higher in undergraduate courses in health is accomplished with the construction of the moral personality of the subjects in the different areas of university life, forging their own identity. The emerging central category corresponds to the process of building an identity based on ethical learning: ?Becoming aware of the importance of the ethical dimension of higher education in health in university life?. In it, five categories are identified, each related to an identity facet and to a particular learning: the self-person is based on reciprocal relationships and on the diversity that favors the search for moral autonomy; the self-academic is built with belonging to the academic community, in which the redefinition of roles depends on the assumption of a common and collaborative role of the academic body; the self-professional revealed the cruciality of learning to decide with moral autonomy, as well as the difficulties of this construction in the hegemonic paradigms; the self-health worker self is based on learning to care, for which humanization, teaching-service-community integration and interprofessional education are elements of positive influence; the self-citizen is built with the exercise of social responsibility, assuming the role of agent of transformation of the world and of the university institution itself. From any of these identitarian angles, one can perceive the moral dimension of the construction of the subjects, which, at the same time that they configure their own moral identity, are configured by it. Moral identity can be purposefully developed through ethical learning that promotes the experience of certain values and the moral autonomy of those involved. The inseparability of moral construction and university life reinforces the academic body's responsibility to assume ethical teaching-learning as the mission of the University.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220546
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PODO0724-T.pdf 3.762Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar