(Re)habilitação do idoso com deficiência intelectual na APAE: uma proposta pedagógica

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(Re)habilitação do idoso com deficiência intelectual na APAE: uma proposta pedagógica

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Title: (Re)habilitação do idoso com deficiência intelectual na APAE: uma proposta pedagógica
Author: Bonatelli, Lisiane Capanema Silva
Abstract: Introdução: O envelhecimento das pessoas com deficiência intelectual tem trazido discussões importantes nas áreas da saúde e educação, demandando qualificação dos serviços especializados, mediante pilares teóricos-metodológicos que visem ações pedagógicas mediadas, buscando o desenvolvimento de habilidades funcionais e garantindo direitos à pessoa que envelhece com deficiência intelectual e orientação a família. Objetivos: Analisar crítica e coletivamente a proposta pedagógica (re)habilitatória da APAE para idosos com deficiência intelectual, segundo perspectiva de profissionais de educação e familiares/cuidadores. Objetivos específicos: identificar a produção científica sobre envelhecimento/deficiência intelectual; conhecer a percepção dos professores da APAE sobre o processo de envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual; compreender o processo pedagógico (re)habilitatório do idoso com deficiência intelectual; conhecer a percepção das famílias sobre o envelhecimento e (re)habilitação da pessoa com deficiência intelectual, prática pedagógica da APAE e mudanças com a pandemia COVID-19 e discutir com os profissionais de educação da APAE a proposta pedagógica (re)habilitatória para o idoso com deficiência intelectual. Metodologia: Realizou-se pesquisa qualitativa, com professores e familiares dos idosos com deficiência matriculados em uma APAE Catarinense, em novembro de 2020. Para coleta de dados, em função da suspensão dos atendimentos presenciais na instituição pesquisada, foi utilizado questionário estruturado, na ferramenta eletrônica Google Forms, com questões orientadoras e posteriormente organizados em arquivo de texto do Microsoft Word. A análise dos dados foi realizada conforme Metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) obtendo-se ideias centrais e suas correspondentes expressões-chave, agrupadas conforme semelhança, compondo os discursos-síntese na primeira pessoa do singular. Resultados: Através do estado da arte, observamos a lacuna de estudos relacionados ao ensino como processo de (re)habilitação do idoso com deficiência intelectual, apontando a necessidade de estudos na temática. Os dados coletados originaram seis manuscritos mostrando a percepção das famílias e profissionais da APAE: 1) Idosos com Deficiência Intelectual: Reflexão Científica sobre Envelhecimento, Deficiência, Ensino e Reabilitação; 2) Envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual: percepção dos profissionais de educação da APAE; 3) Características de uma proposta pedagógica de atendimento ao idosos com deficiência intelectual; 4) Intervenção pedagógica mediada na (re)habilitação do idoso com deficiência intelectual; 5) Prática pedagógica e avanços (re)habilitatórios alcançados pelo idoso com deficiência intelectual: percepção das famílias; 6) Proposta pedagógica (re)habilitatória para o idoso com deficiência intelectual na APAE. Conclusões: A lacuna de publicações sobre o processo de (re)habilitação do idoso com deficiência intelectual, externa a necessidade de pesquisas da temática. Abordar a temática com profissionais da APAE, conclui descartar a infantilização dos idosos com deficiência intelectual, oportunizando atividades de vida diária e vivências sociais, tornando-os independentes e autônomos. As famílias percebem o envelhecimento de forma biológica dos parentes que frequentam a APAE, onde recebem atendimentos pedagógicos, estimulando processo de (re)habilitação e ensino-aprendizagem, com acompanhamento da equipe multidisciplinar. O processo de (re)habilitação do idoso com deficiência intelectual, envolve o professor como mediador entre o conhecimento-aluno, incentivando, acolhendo e respeitando a individualidade, estimulando suas potencialidades- capacidades, utilizando o Currículo Funcional Natural. Repensar as práticas pedagógicas trouxe interação e repensar coletivo, além da discussão dos aspectos conceituais, alinhados à prática, com sugestões de melhorias.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220453
Date: 2020


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