Modelo para avaliar a probabilidade de evasão de cursos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES)

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Modelo para avaliar a probabilidade de evasão de cursos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES)

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Título: Modelo para avaliar a probabilidade de evasão de cursos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES)
Autor: Lima, Regina Célia Alves Franco de
Resumo: Uma das mais desafiantes premissas estabelecidas nas políticas da educação superior no Brasil é o alcance de metas expressivas de crescimento em relação à formação em nível superior. Tais premissas alavancaram o ensino superior, com expansão significativa, ampliando-se o número de instituições e, consequentemente, de cursos e vagas ofertadas. No mesmo compasso, ocorreu um aumento da evasão dos estudantes, de forma desproporcional, conforme verificado nos dados do INEP de 2011 a 2018, ao incremento da oferta de vagas, como contraponto ou disfunção do crescimento almejado. A evasão, no contexto deste trabalho, ocorre quando o estudante rompe o vínculo com o curso, abandonando ou desistindo antes de concluí-lo. O objetivo geral deste estudo é avaliar a evasão dos estudantes de graduação de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). De forma mais específica, pretende-se constatar os fatores que influenciam o abandono do curso e, em alguns casos, do sistema de educação superior, com base nos registros da própria instituição. Metodologicamente, o estudo configura-se, quanto ao objetivo, como uma pesquisa aplicada, acompanhando-se um grupo de estudantes durante um percurso delimitado de tempo. Com esse procedimento, são mais bem analisados os fatores que explicam o fenômeno da evasão. Utiliza-se como método a comparação, por meio de tabelas de contingências, aplicando-se uma regressão multinível aos alunos ingressantes em 2015 e 2016 que evadiram entre 2015 e 2018 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Parte dos dados foi observada após o quinto semestre por apresentar um grupo homogêneo que contém todos os ingressantes de 2015 e 2016. O estudo baseia-se nas referências bibliográficas para eleger os registros mais relevantes no sistema acadêmico que indicasse relação com a probabilidade de evasão. Os resultados demostram que fatores conhecidos no ingresso do estudante e experiências acadêmicas estão estatisticamente associados à evasão do curso. Evidencia-se que os fatores mais relevantes para explicar a evasão são: (i) o sexo do aluno; (ii) o momento da entrada, se classificado ou por chamada posterior; (iii) a concorrência do curso escolhido; (iv) a opção pela cota PPI (pretos, pardos e indígenas); e (v) o número de trancamentos consecutivos anteriores. Assim, com o conhecimento desses fatores e do curso escolhido é possível avaliar a probabilidade de o aluno evadir com o modelo proposto. Os resultados encontrados poderão auxiliar a compreensão do fenômeno da evasão na instituição e contribuir para a formulação ou acompanhamento de políticas que visem a manutenção do estudante nas IFES, melhorando a qualidade dos instrumentos que avaliam as políticas nas Instituições de Ensino Superior (IES).Abstract: One of the most challenging assumptions established in higher education policies in Brazil is the achievement of expressive growth goals in relation to higher education. So, these assumptions leveraged higher education with significant expansion, expanding the number of institutions and, consequently, courses and vacancies offered in the market. At the same time, there was an increase in student dropout, disproportionately to the increase in the offer of places, as a counterpoint or dysfunction of the desired growth. Evasion, in the context and point of view of this work, occurs when the student breaks the link with the course chosen by them, abandoning or giving up before completing it. The general objective of this study was to evaluate students' dropout at the undergraduate level of Federal Institution of Higher Education (IFES). More specifically, it was intended to verify the factors that influence the abandonment of the course and, in some cases, of the higher education system, based on the institution's own records. Methodologically, the study is configured in terms of the objective and also in the case of applied research through the monitoring of a certain group of students, during a limited period of time. With this procedure, the factors that explain the dropout phenomenon are better analyzed. It was used as a method of comparison, through contingency tables, applying a multilevel model to students entering the years 2015 and 2016 who escaped between the years 2015 and 2018 at Federal University of Santa Catarina (UFSC). With a greater emphasis on the data observed after the fifth semester for presenting a homogeneous group that contains all the students who entered within that period. However the students who entered in 2016.2, when verified the enrollment situation in 2018.2. This being the observation limit point. These students could only reach the fifth semester. The study was based on bibliographic references to choose the most relevant records in the academic system that indicated a relationship with the probability of dropout. The results showed that known factors in student enrollment and academic experiences are statistically associated with dropping out of the course. Therefore, the most relevant factors to explain dropout were highlighted, namely: (I) The profile of students by gender, male or female, (II) the moment of entry into the institution, whether classified or by subsequent call, (III) the competition to enter the course, (IV) the option for the PPI quota (blacks, browns and indigenous people); and (V) the number of previous consecutive lock. The results found may help to understand the phenomenon of dropout in the institution and thus contribute to the formulation or monitoring of policies aimed at maintaining the student at Federal Institution of Higher Education (IFES). In this way, improving the quality of the instruments that evaluate policies in Higher Education Institutions (IES).
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220436
Data: 2020


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