Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico

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Title: Modelo conceitual que integra BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico
Author: Delatorre, Vivian
Abstract: Esta tese estuda a integração da Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) nas fases iniciais do projeto arquitetônico. O objetivo geral consiste em propor um modelo conceitual que integre BIM nas fases iniciais do projeto arquitetônico para apoiar o processo criativo e de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem ênfase qualitativa, e foi elaborada com base no método de pesquisa Design Science Research. A revisão sistemática e integrativa de literatura, entrevistas, análise de conteúdo, e o método Delphi abrangem os demais métodos e técnicas definidos nos procedimentos metodológicos. Uma proposta de um modelo conceitual foi desenvolvida e fundamentada na revisão de literatura, e análise de conteúdo das entrevistas. O modelo conceitual abrange cinco características BIM identificadas e denominadas como modo de pensar, interagir, ver, desempenhar e tomar decisões. Para cada característica foram definidas cinco afirmativas relacionadas ao modo que aluno pode ser estimulado para integrar BIM no processo de ensino aprendizagem de projeto arquitetônico. O modelo conceitual foi avaliado por especialistas BIM por meio do método Delphi. Por fim, desenvolve-se a proposta de um framework com o intuito de planejar uma aplicação piloto do modelo conceitual em disciplina e orientar aplicações futuras. Assim, 1) propõe-se uma metodologia de aplicação, 2) recomenda-se uma abordagem de integração do BIM como processo, método e ferramenta, 3) sugere-se técnicas criativas e tecnologias que podem auxiliar o aluno nas etapas iniciais do processo de projeto. A aplicação foi conduzida em uma disciplina Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, e os resultados mostram que o modelo tem potencial para ser integrado nas fases iniciais do processo de projeto em disciplinas de projeto arquitetônico, principalmente por tentar romper padrões do processo de projeto tradicional. Neste sentido, é emergente um olhar sobre o BIM como processo, método e ferramenta no ensino de arquitetura e urbanismo, que reconheça as mudanças que ocorrem no modo de pensar, interagir, ver, desempenhar e tomar decisões do projetista, a fim de que as abordagens pedagógicas sejam coerentes com as habilidades que devem ser desenvolvidas na formação do arquiteto contemporâneo, e orientem o processo de aprendizagem do aluno, estimulando a criatividade.Abstract: This dissertation studies the integration of Building Information Modeling (BIM) in the early design phases, focusing on the educational environment. The main objective is to propose a conceptual model that integrates BIM in the early design phase to support the creative and teaching-learning process into architectural design studios. This research has mostly a qualitative approach, and the Design Science Research was chosen research method. The systematic and integrative literature review, interviews, content analysis, and the Delphi method encompass the other research methods and techniques defined in the methodological procedures. A conceptual model proposal was developed based on the literature review and content analysis of the interviews. The conceptual model comprises five BIM's characteristics identified and named as the way of thinking, interacting, seeing, performing, and making decisions. Each characteristic contains five statements that express how students should be encouraged to integrate BIM in the teaching-learning process into architectural design studios. The conceptual model was evaluated by BIM experts using the Delphi method. Finally, a framework proposal was designed to plan a pilot experiment in an architectural design course and guide future experiences. The methodology suggests that BIM should be integrated as a process, method, and tool; also, creative techniques and technologies that may aid students in the early design phases, are proposed. An experience was conducted in a graduate course at UFSC University (Universidade Federal de Santa Catarina). The results show that the conceptual model proposed has the potential to be integrated into the architectural design course, primarily by trying to break patterns from the traditional design process. In this sense, it is emerging that educators look at BIM as a process, method, and tool in architecture and urbanism education, recognizing the changes that may occur in the designer's way of thinking, interacting, seeing, performing, and making decisions. Besides, pedagogical approaches should be consistent with the required skills in the architects' contemporary education and guide the student's learning process, stimulating creativity.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220380
Date: 2019


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