Crianças e adolescentes na internet: habilidades digitais e desempenho escolar

DSpace Repository

A- A A+

Crianças e adolescentes na internet: habilidades digitais e desempenho escolar

Show full item record

Title: Crianças e adolescentes na internet: habilidades digitais e desempenho escolar
Author: Fernandes, Catia Regina Bernardes
Abstract: O desenvolvimento das habilidades digitais entre crianças e adolescentes vem acompanhando, ao seu modo, os avanços oferecidos pelas novas tecnologias, o que se entende como um fato incontestável. Contudo, existe uma lacuna persistente em como integrar tais habilidades digitais no interior de muitas salas de aulas de ensino. Isto posto, realizou-se a revisão sistemática da literatura para analisar as habilidades digitais dos usuários de internet entre crianças e adolescentes em diferentes países. Como resultados identificou-se oito áreas correlatas entre os 28 estudos selecionados: a de proteção e privacidade, atividades online, habilidades digitais, competências digitais, alfabetização digital, comunicação online, tratamento da informação online e desempenho escolar. Bem como, um alto índice envolvendo os modelos das análises de regressão seguidas das psicométricas adotadas pelos autores destes estudos. E também, o interesse pelas informações sobre o tipo de conectividade, horas gastas e o número de anos online, tipo de atividades online, uso básico do computador e condições de acesso para analisar o desempenho em TIC destes usuários de internet. No estudo empírico o objetivo geral foi analisar as relações entre habilidades digitais, o perfil de usuário de internet e o desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental da escola pública de Florianópolis. O instrumento de coleta de dados foi adaptado da Pesquisa Nacional TIC Kids online Brasil do ano de 2015 e de acordo com o resultados das análises quali-quantitativas aplicadas identificou-se que estes estudantes possuem um bom aproveitamento do seu aprendizado escolar e entre os usuários de internet preponderou o perfil do tipo diário. Quanto ao nível de habilidades digitais, vinte e cinco por cento deles foi classificado como colaboradores ativos e sessenta e três por cento como avançados e criativos conforme a literatura. Pelo teste Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher´s, houve associação estatística significativa entre o nível de habilidade digital dos estudantes relacionado à localização primária do uso da internet em lugares públicos. E de acordo com teste t de Student ou teste não paramétrico u de Mann-Whitney não houve diferença estatística significativa entre o desempenho médio escolar dos estudantes conceituados como Atende, Atende Parcialmente, Apresenta Dificuldade e Não Realizou e/Não Participou nos diferentes níveis de habilidades com a internet.Abstract: The development of digital skills among children and adolescents has been following, in its own way, the advances offered by new technologies, which is understood as an indisputable fact. However, there is a persistent gap in how to integrate such digital skills into many teaching classrooms. That said, a systematic literature review was carried out to analyze the digital skills of internet users among children and adolescents in different countries. As a result, eight related areas were identified among the 28 selected studies: protection and privacy, online activities, digital skills, digital skills, digital literacy, online communication, treatment of online information and school performance. As well as, a high index involving the models of the regression analyzes followed by the psychometric ones adopted by the authors of these studies. Also, the interest in information about the type of connectivity, hours spent and the number of years online, type of online activities, basic computer use and access conditions to analyze the ICT performance of these internet users. In the empirical study, the general objective was to analyze the relationship between digital skills, the internet user profile and the school performance of elementary school students in the public school of Florianópolis. The data collection instrument was adapted from the National Research ICT Kids online Brazil in 2015 and according to the results of the applied qualitative and quantitative analyzes it was identified that these students have a good use of their school learning and among users of the internet prevailed the profile of the daily type. As for the level of digital skills, twenty-five percent of them were classified as active employees and sixty-three percent as advanced and creative according to the literature. By Pearson's Chi-square test or Fisher's Exact test, there was a statistically significant association between the level of students' digital skills related to the primary location of internet use in public places. And according to Student's t-test or Mann-Whitney u non-parametric test, there was no statistically significant difference between the average school performance of students considered to meet, partially meet, have difficulties and did not perform and / did not participate in different levels of skills. with the internet.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219429
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0094-D.pdf 10.32Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar