Marketing educacional: um estudo na Secretaria Integrada de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina

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Title: Marketing educacional: um estudo na Secretaria Integrada de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Fernandes, Maria Eduarda
Abstract: O marketing educacional proporciona às instituições, do segmento de educação, competências necessárias para identificar as necessidades do seu público-alvo e satisfazê-lo. É uma essencial ferramenta de gestão, pois contribui para agregar valor, qualidade e excelência ao serviço prestado e, portanto, gera mais credibilidade às instituições desse segmento, auxiliando na formulação dos seus objetivos, cumprimento da missão e posicionamento de mercado. A presente dissertação tem como objetivo avaliar a satisfação dos pós-graduandos em relação ao composto de marketing de serviço educacional dos 11 Programas de Pós-Graduação da Secretaria Integrada do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados, utilizado no estudo, foi um questionário composto por três questões voltadas para o perfil dos pós-graduandos: faixa etária, nível de pós-graduação que está cursando e, Programa de Pós-Graduação que está matriculado. Ademais, o questionário abordou 53 questões relativas ao composto de marketing de serviço educacional, a saber: produto/serviço educacional, localização, comunicação, pessoas, processos e evidências físicas. Cada proposição apresentava seis alternativas de respostas, as quais variavam do muito satisfeito ao desconheço. Por fim, o questionário indicava uma questão aberta onde os respondentes poderiam indicar potencialidades e/ou fragilidades quanto ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em que estão matriculados e/ou da Secretaria Integrada de Pós-Graduação (SIPG) no atendimento das necessidades de serviços e informações. A análise das respostas permitiu indicar as categorias que apresentavam maiores níveis de satisfação ou maiores níveis de insatisfação. Após a indicação da média de satisfação e insatisfação para cada categoria, bem como a validação com as fragilidades e potencialidades indicadas pelos respondentes, foi possível apontar propostas de melhorias para o composto de marketing de serviço educacional da SIPG/CCB.Abstract: Educational marketing provides institutions in the education segment with the necessary skills to identify the needs of their target audience and satisfy them. It is an essential management tool, as it contributes to adding value, quality and excellence to the service provided and, therefore, generates more credibility for institutions in this segment, assisting in the formulation of their objectives, fulfillment of the mission and market positioning. This dissertation aims to evaluate the satisfaction of graduate students in relation to the educational service marketing mix of the 11 Graduate Programs of the Integrated Secretariat of the Biological Sciences Center of the Federal University of Santa Catarina. The data collection instrument, used in the study, was a questionnaire composed of three questions aimed at the profile of graduate students: age group, graduate level who is attending and, Graduate Program that is enrolled. In addition, the questionnaire addressed 53 questions related to the educational service marketing mix, namely: educational product / service, location, communication, people, processes and physical evidence. Each proposition presented six alternative answers, which ranged from very satisfied to unknown. Finally, the questionnaire indicated an open question where the respondents could indicate strengths and / or weaknesses regarding the Postgraduate Program (PPG) in which they are enrolled and / or the Integrated Postgraduate Secretariat (SIPG) in meeting the needs services and information. The analysis of the answers allowed to indicate the categories that presented higher levels of satisfaction or higher levels of dissatisfaction. After indicating the average satisfaction and dissatisfaction for each category, as well as the validating the weaknesses and potentials indicated by the respondents, it was possible to point out proposals for improvements to the educational service marketing mix of SIPG/CCB.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219353
Date: 2020


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