Title: | Um modelo para avaliação do design de recursos educacionais digitais bilíngues (libras/português) |
Author: | Moraes, Laíse Miolo de |
Abstract: |
No contexto da sociedade da informação, a complexidade e o escopo do design se expande ao tratar dados e informações, projetar experiências, serviços e desenvolver mídias acessíveis para a educação. Nesse contexto, os designers compõem as equipes multidisciplinares na crescente produção e avaliação de recursos educacionais digitais. Os REDs são as mídias digitais (vídeos, animações, multimídias etc.) elaboradas com propósitos instrucionais, de modo a facilitar ou desenvolver algum processo de aprendizagem. Segundo a literatura, esses recursos digitais e o ambiente interativo de aprendizagem on-line melhoraram significativamente a eficácia da aprendizagem. No entanto, para estudantes com diferentes capacidades, os recursos digitais podem tanto potencializar a educação como apresentar barreiras de acessibilidade. No caso dos estudantes surdos, o uso da Língua Brasileira de Sinais ? Libras e da linguagem visual nos recursos educacionais são fundamentais tanto para o aprendizado, como para a valorização da sua cultura e identidade. Atualmente, são produzidos REDs para surdos, entretanto, são escassas as pesquisas a respeito de como avaliar e selecionar esses materiais, tanto para o usuário final (professores e alunos), como para instituições e repositórios de recursos educacionais. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo para a avaliação do design de recursos educacionais digitais bilíngues (Libras/Português). Como base teórica, explora-se a cultura surda e o bilinguismo, bem como a área dos REDs à luz das mídias digitais e dos princípios de design e, por fim, os fundamentos para a avaliação de recursos educacionais. É uma pesquisa de natureza aplicada, com enfoque quali-quantitativo e se classifica como propositiva. Na primeira fase do estudo, a revisão de literatura tradicional e sistemática levantou os principais temas referentes à avaliação de REDs bilíngues e fundamentou a elaboração da entrevista. Na segunda fase foram realizadas as entrevistas com profissionais da área de produção de REDs bilíngues e na terceira fase, os resultados foram cruzados à revisão de literatura, dando origem às categorias e critérios de avaliação. Na quarta fase, os critérios foram submetidos à verificação de validade por pesquisadores e profissionais da área por meio de questionários aplicados conforme o método Delphi, em duas rodadas. Na última fase, foi configurado o Modelo para Avaliação do Design de REDs Bilíngues (Libras/Português), composto por 5 categorias: Cultura Surda, Contexto Pedagógico, Tradução e Interpretação, Design da Interface e Mídias Digitais; seus respectivos eixos de critérios e os próprios critérios de avaliação. O Modelo se configura de maneira não linear e customizável, podendo ser utilizado conforme o propósito de cada avaliação. Desse modo, o Modelo orienta o entendimento do domínio da avaliação de REDs bilíngues e contribui na manutenção da qualidade desses recursos destinados ao público surdo, apoiando a seleção de REDs para usuários finais, professores, equipes de projeto, portais e repositórios. Abstract: In the context of the information society, the complexity and scope of design expands by handling data and information, designing experiences and services and developing accessible media for education. In this context, designers make up multidisciplinary teams in the growing production and evaluation of digital educational resources. REDs are digital media (videos, animations, multimedia, etc.) designed for instructional purposes, in order to facilitate or develop some learning process. According to the literature, these digital resources and the interactive online learning environment have significantly improved learning effectiveness. However, for students with different abilities, digital resources can both enhance education and present barriers to accessibility. In the case of deaf students, the use of the Brazilian Sign Language - Libras and the visual language in educational resources are essential both for learning, and for valuing their culture and identity. Currently, REDs are produced for the deaf, however, there is little research on how to evaluate and select these materials, both for the end user (teachers and students), as well as for institutions and repositories of educational resources. Therefore, the objective of this research was to develop a model for evaluating the design of bilingual digital educational resources (Libras / Português). As a theoretical basis, we explore deaf culture and bilingualism, as well as the area of REDs in the light of digital media and design principles and, finally, the foundations for the evaluation of educational resources. It is an applied research, with a qualitative and quantitative approach and is classified as propositional. In the first phase of the study, the review of traditional and systematic literature raised the main themes related to the evaluation of bilingual REDs and justified the elaboration of the interview. In the second phase, interviews were conducted with professionals in the area of production of bilingual REDs and in the third phase, the results were cross-referenced to the literature review, giving rise to the categories and evaluation criteria. In the fourth phase, the criteria were subjected to validity verification by researchers and professionals in the field through questionnaires applied according to the Delphi method, in two rounds. In the last phase, the Model for Assessment of Bilingual REDs (Libras / Portuguese) was configured, composed of 5 categories: Deaf Culture, Pedagogical Context, Translation and Interpretation, Interface Design and Digital Media; respective axes of criteria and the evaluation criteria themselves. The Model is configured in a non-linear and customizable way, and can be used according to the purpose of each assessment. In this way, the Model guides the understanding of the domain of bilingual REDs assessment and contributes to maintaining the quality of these resources for the deaf audience, supporting the selection of REDs for end users, teachers, project teams, portals and repositories. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219342 |
Date: | 2020 |
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PGDE0207-T.pdf | 10.85Mb |
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