"É tudo em função do trabalho": sentidos do trabalho para jovens estudantes de curso técnico integrado ao ensino médio

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"É tudo em função do trabalho": sentidos do trabalho para jovens estudantes de curso técnico integrado ao ensino médio

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Title: "É tudo em função do trabalho": sentidos do trabalho para jovens estudantes de curso técnico integrado ao ensino médio
Author: Bitencourt, Mariélli dos Santos de Oliveira
Abstract: Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na área dois, intitulada Psicologia Social e Cultura, linha dois denominada ?Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades?. Também se insere nos estudos do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS). A pesquisa teve como objetivo geral investigar os sentidos do trabalho para jovens concluintes de curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Tomando como referenciais teóricos a Psicologia Histórico-Cultural e a Psicologia Social do Trabalho, a investigação, de cunho qualitativo, contou com a participação de cinco jovens e usou como instrumentos de levantamento das informações a produção de fotografias, a realização de um grupo focal e de entrevistas individuais. A partir da análise inspirada nos Núcleos de Significação, foram estruturados três núcleos. O primeiro núcleo, intitulado ?Concepções de trabalho?, apresenta o lugar do trabalho na vida das pessoas como dimensão que organiza o cotidiano e atravessa a relação entre presente e futuro, aborda as características do trabalho na contemporaneidade, marcada pela competitividade e alta exigência de qualificação. O segundo núcleo discute as ?Relações educação escolar e trabalho? identificadas pelos jovens, evidenciando uma relação direta com o mercado de trabalho, embora muitas de suas vivências no EMI sejam permeadas de outros sentidos para além do mercado, especialmente quanto aos conhecimentos apropriados, os quais são relacionados à qualidade do ensino e à diversidade de atividades proporcionadas pela instituição, apesar de fatores dificultadores em seus percursos, como o cansaço decorrente da sobrecarga do curso e a não identificação com a área técnica. O terceiro núcleo aborda as ?Mediações familiares e sociais? e o papel fundamental dessas mediações no que se refere ao trabalho, destacando os estudos como estratégia para galgar melhores oportunidades no mercado e, assim, melhorar de vida, pois os jovens veem a chance de estudar numa instituição federal de ensino como motivo de orgulho e uma oportunidade que seus familiares não tiveram e que outros jovens não têm. Por fim, compreende-se que os sentidos do trabalho para esses jovens estão perpassados pelas dificuldades e desafios que o contexto do mundo do trabalho contemporâneo apresenta, sobretudo a competitividade e o desemprego, contudo, não o naturalizam e alimentam o desejo de se realizar no seu futuro fazer laboral.Abstract: This study is linked to the Graduate Program in Psychology at the Federal University of Santa Catarina, in area two, entitled Social Psychology and Culture, line two called ?Processes of Subjectivation, Gender and Diversities?. It is also part of the studies of the Center for Labor Studies and Subject Constitution (NETCOS). The general objective of the research was to investigate the meanings of work for young people who finished the Integrated Technical Course in High School. Taking as theoretical references to Historical-Cultural Psychology and Social Psychology of Work, research, from qualitative nature, with the participation of five young people and used as survey tools information, the production of photographs, the realization of a focus group and individual interviews.The analysis was inspired by the Signification Centers, from which three centers were structured: the first was entitled ?Everything in function of work? and presents the place of work in people's lives as a dimension that organizes daily life and crosses the relationship between present and future, it addresses the characteristics of contemporary work, marked by competitiveness and the high demand for qualification. The second group discusses the ?School education and work relations? identified by young people, showing a direct relationship with the labor market, although many of their experiences at EMI are permeated by other meanings besides the market, especially regarding the appropriate knowledge, which relate to the quality of teaching and the diversity of activities provided by the institution, despite factors that hinder its trajectories, such as fatigue resulting from the overload of the course and the lack of identification with the technical area. The third addresses the ?Family and social mediations? that young people have had in their lives, presenting the fundamental role of these mediations in terms of work, highlighting studies as a strategy to achieve better opportunities in the market and, thus, improve their lives, and see the chance to study at a federal educational institution as a source of pride and an opportunity that their families did not have and that other young people do not have. Finally, it is understood that the meanings of work for these young people are permeated by the difficulties and challenges that the context of the contemporary world of work presents, especially competitiveness and unemployment, however, they do not naturalize it and feed the desire to achieve in your future doing work.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219305
Date: 2020


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