Coletivo Sarau do Binho: insurgência (po)ética nas tramas afetivas do território

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Coletivo Sarau do Binho: insurgência (po)ética nas tramas afetivas do território

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Title: Coletivo Sarau do Binho: insurgência (po)ética nas tramas afetivas do território
Author: Minchoni, Tatiana
Abstract: No início da década de 2000, a cena de saraus eclodiu nas periferias paulistanas. Estes são encontros para a livre expressão humana por meio das artes (poesia, teatro, música, dança, audiovisual), criados por pessoas do território e que acontecem periodicamente em espaços públicos. O Sarau do Binho, atuante na zona sul de São Paulo, foi um dos precursores dessa cena e seu histórico de ações viabilizou transformações em sujeitos/coletivos/territórios. Este foi escolhido como foco da pesquisa, para o qual olhamos desde os referenciais de Espinosa, Vigotski e Marx, com o objetivo de compreender a potência dos encontros do Sarau do Binho na periferia e, especificamente: descrever as condições e possibilidades para a criação do Sarau do Binho; identificar os afetos da experiência das pessoas com este sarau; e investigar seus efeitos nos sujeitos e coletivos no território. Para tal, foi realizada a imersão nas atividades do Coletivo Sarau do Binho, por meio da participação observante e registros em diários de campo. Também foram realizadas 04 entrevistas individuais com componentes do Coletivo e uma entrevista coletiva com 06 pessoas do projeto \"Do Campo Limpo ao Sintético: poesia sem miséria\", além de conversas informais. Ainda, foram utilizados discursos produzidos no contexto da Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) e em documentários sobre saraus. O conjunto de informações foi organizado em eixos de análise: sarau; relação com as artes; produção coletiva/comum; transformações/desdobramentos; território/periferia. Destes foi construída uma narrativa por meio do exercício da poética do conhecimento, na qual as produções discursivas das pessoas dos saraus, poesias, músicas, fotografias, mapas e referenciais teóricos são articulados horizontalmente, sem estabelecer hierarquias entre as distintas formas de produção de conhecimento. A narrativa está dividida em quatro partes, compostas de diversas cenas entrelaçadas, nas quais expomos os resultados da pesquisa. Em síntese, afirmamos que o Sarau do Binho é um espaço-tempo coletivo de encontros que gera afetos de alegria e aumenta a potência de ação, além de propiciar experiências estéticas que provocam aberturas das possibilidades de ser/existir/agir no mundo para além do que está imediatamente posto ao despertarem a imaginação e a criação. Neste sarau se exercita uma temporalidade contrahegemônica à aceleração do capitalismo, inscrevem experiências coletivas nas tramas afetivas do território ao se apropriarem de forma subversiva do espaço, além de exercerem o direito à cidade, contrapondo-se às forças individualizantes do neoliberalismo. Finalmente, afirmamos que o Sarau do Binho é um espaço-tempo para a experimentação da ética, no qual os encontros com as pessoas e com as artes propiciam a compreensão dos afetos e a percepção do que nos é útil, de que ao nos unirmos umas às outras podemos aumentar a potência de ação comum de forma a criar caminhos coletivos para a liberdade.Abstract: In the early 2000s, the soiree scene broke out in the periphery of São Paulo. These are meetings for free human expression through the arts (poetry, theater, music, dance, audiovisual), created by people from the territory and that happen periodically in public spaces. Sarau do Binho, active in the south of São Paulo, was one of the forerunners of this scene and its history of actions enabled transformations in subjects / collectives / territories. It was chosen as the focus of this research, to where we look from the references of Espinosa, Vigotski and Marx, in order to understand the power of the meetings of Sarau do Binho in the periphery and, specifically: describe the conditions and possibilities for the creation of the Sarau do Binho; identify the affects of people's experience within this soiree; and investigate its effects on the subjects and collectives in the territory. To this end, an immersion in the activities of the Collective Sarau do Binho was performed through observant participation and records in field diaries. There were also 04 individual interviews with members of the Collective and a collective interview with 06 people from the project \"From Campo Limpo to Synthetic: Poetry without Misery\", as well as informal conversations. Also, discourses produced in the context of the Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) and in documentaries about soirees were used. The set of information was organized into analysis axes: soiree; relationship with the arts; collective / common production; transformations / developments; territory / periphery. From these axes a narrative was constructed through the exercise of the poetics of knowledge, in which the discursive productions of the people of the soirees, poetry, music, photographs, maps and theoretical references are horizontally articulated, without establishing hierarchies between the different forms of knowledge production. The narrative is divided into four parts, composed of several intertwined scenes, in which we expose the research results. In summary, we state that Sarau do Binho is a collective space-time of encounters that generates affection of joy and increases the power of action, as well as provides aesthetic experiences that open the possibilities of being / existing / acting in the world beyond which is immediately set upon awakening the imagination and creation. In this soiree, a counter-hegemonic temporality is exercised in relation to the acceleration of capitalism, inscribing collective experiences in the affective plots of territory by subversively appropriating space, besides exercising the right to the city, in opposition to the individualizing forces of neoliberalism. Finally, we state that Sarau do Binho is a space-time for the experimentation of ethics, in which encounters with people and arts provide an understanding of the affections and the perception of what is useful to us, that by joining together to others we can increase the power of common action in order to create collective paths to freedom.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219301
Date: 2019


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