Title: | Metodologias ativas para o ensino de empreendedorismo: uma proposta para o ensino superior |
Author: | Nandi, Bruna Carara |
Abstract: |
A inovação se faz indispensável para evitar a obsolescência do sistema educacional. O processo de ensino e aprendizagem vem sendo estudado, questionado e modificado desde os primórdios educativos visando a melhor forma de gerar conhecimento. A aplicação de metodologias que visem o protagonismo do aluno é interessante para desenvolvimento da autonomia de aprendizagem e características desejáveis para o mercado de trabalho. Em um cenário altamente competitivo se faz necessária uma formação interdisciplinar e profissionais preparados para lidar com os mais diversos tipos de problemas e situações. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de aplicação de metodologias ativas no ensino de empreendedorismo na educação superior, utilizando um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Para isto, foi realizado um estudo de caso em uma turma semipresencial de empreendedorismo do curso de graduação em tecnologia da informação e comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Buscou-se na literatura as metodologias ativas mais empregadas para ensino de empreendedorismo, a nível mundial, e foram selecionadas as passíveis de utilização na realidade da turma. Para sintetização da proposta foram utilizadas: metodologias ativas, estratégias educacionais e questionários específicos para mensuração do potencial empreendedor e de percepção dos alunos quantos à proposta aplicada. A atividade de criação de podcasts, de aprendizagem baseada em problemas e a de elaboração do plano de ensino foram bem avaliadas pela maioria dos alunos. O Moodle mostrou-se ferramenta indispensável para melhor organização e clareza da proposta, facilitando o entendimento por parte dos alunos. De um modo geral, a aplicação da proposta mostrou benefícios como: melhora global do entendimento de conteúdos, desenvolvimento de pensamento crítico e empreendedor, aprendizagem de conteúdo teóricos através de situações reais/palpáveis. Este trabalho foi um primeiro passo para uma possível aprendizagem ativa e personalizada à turma. Para trabalhos futuros, indica-se o estudo de uma base de atividades ativas passíveis de aplicação na área de gestão, para tornar a proposta mais flexível de acordo com cada turma, entre outros apontamentos. Abstract: Innovation is indispensable to avoid the obsolescence of the educational system. The teaching- learning process has been studied, questioned and modified since the educational beginnings, aiming at the best way to generate knowledge. The application of methodologies aimed at the student's role is interesting for the development of learning autonomy and desirable characteristics to job market. In a highly competitive scenario, interdisciplinary training and professionals prepared to deal with the most diverse types of problems and situations are necessary. In this context, this work aims to present a proposal for the application of active methodologies in the teaching of entrepreneurship in higher education, using a virtual teaching and learning environment, aiming at the protagonism of the student in his own learning. For this, a case study was carried out in a blended learning class of entrepreneurship in the information and communication technology course at the Federal University of Santa Catarina. The literature sought the active methodologies most used for teaching entrepreneurship, worldwide, and those that could be used in the reality of the class were selected. To synthesize the proposal, active methodologies, educational strategies and specific questionnaires were used to measure the entrepreneurial potential and students' perception of the applied proposal. The activity of creating podcasts, learning based on problems and developing the teaching plan were well evaluated by most students. Moodle proved to be an indispensable tool for better organization and clarity of the proposal, facilitating students' understanding. In general, the application of the proposal showed benefits such as: global improvement in the understanding of content, development of critical and entrepreneurial thinking, learning of theoretical content through real / tangible situations. This work was a first step towards a possible active and personalized learning to the class. For future work, it is recommended to study a base of active activities that can be applied in the management area, to make the proposal more flexible according to each class, among other notes. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219287 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0096-D.pdf | 7.798Mb |
View/ |