Title: | Integração de tecnologias educacionais na formação continuada do policial civil |
Author: | Eugênio, Janaina Covre |
Abstract: |
O uso frequente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em contextos educacionais trouxe à tona novos desafios e oportunidades para as instituições de ensino e aos educadores e educandos, permitindo uma ampla gama de possibilidades de desenvolvimento de aplicações no processo de Ensino e Aprendizagem. Com o avanço tecnológico torna-se necessário também refletir sobre o ensino policial na sociedade contemporânea, pois o cenário atual requer novas formas de conceber, armazenar e transmitir conhecimento. Diante desse contexto, este trabalho investiga a integração de tecnologias e metodologias ativas da aprendizagem na formação continuada do policial civil de Santa Catarina. Nessa senda, este trabalho propõe a implementação de um curso na modalidade EaD para a formação continuada do policial civil, utilizando como estratégia a metodologia ativa PBL. O curso de Polícia Judiciária Eleitoral foi desenvolvido no ambiente virtual (Moodle) do Laboratório de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. O AVEA foi organizado, tendo como base algumas etapas da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas ? PBL. Após a execução do curso, os alunos participaram da pesquisa para coleta de dados, com a finalidade de avaliar a plataforma Moodle, a metodologia utilizada e o Curso em si. A análise das respostas coletadas apontou que o curso teve excelente aceitação entre os participantes. Demonstrou também que o objetivo principal do trabalho foi atingido e que o uso das tecnologias possibilitou a solução de alguns problemas enfrentados no processo de aperfeiçoamento profissional de policias civis de Santa Catarina. O curso de Polícia Judiciária Eleitoral é pioneiro no Brasil, além de ser o primeiro curso de formação continuada realizado na modalidade de EaD, ofertado a policiais civis do Estado de Santa Catarina. Abstract: The frequent use of Information and Communication Technologies (ICTs) in educational contexts has brought up new challenges and opportunities for educational institutions and educators and students, allowing a wide range of possibilities for developing applications in the Teaching and Learning process. With technological advances, it is also necessary to reflect on police education in contemporary society, as the current scenario requires new ways of conceiving, storing and transmitting knowledge. In this context, this work investigates the integration of technologies and active learning methodologies in the continuous training of the civil police of Santa Catarina. Along this path, this work proposes the implementation of a distance education course for the continuous training of the civil police, using the active PBL methodology as a strategy. The Electoral Judiciary Police course was developed in the virtual environment (Moodle) of the Media and Knowledge Laboratory of the Federal University of Santa Catarina, Araranguá campus. The AVEA was organized, based on some steps of the active Problem Based Learning methodology - PBL. After the execution of the course, the students participated in the research for data collection, with the purpose of evaluating the Moodle platform, the methodology used and the Course itself. The analysis of the responses collected showed that the course had excellent acceptance among the participants. It also demonstrated that the main objective of the work was achieved and that the use of technologies enabled the solution of some problems faced in the process of professional improvement of civil police in Santa Catarina. The Electoral Judiciary Police course is a pioneer in Brazil, in addition to being the first continuing education course held in the form of distance education, offered to civil police officers in the State of Santa Catarina. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219193 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0095-D.pdf | 6.091Mb |
View/ |