Title: | Psicologia escolar em contexto de educação profissional, científica e tecnológica: desafios e possibilidades de um trabalho construído em parceria |
Author: | Titon, Andréia Piana |
Abstract: |
Esta pesquisa apresenta e problematiza as condições, limites e potências de uma prática em psicologia construída em parceria com técnicas, docentes e estudantes de um curso Técnico Integrado em um campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Foi desenvolvida a partir da atuação da autora na Coordenadoria Pedagógica da instituição, a qual é composta por uma equipe interdisciplinar implementada para atuar na assistência estudantil e no apoio pedagógico. A pesquisa-intervenção foi a estratégia metodológica adotada com o intuito de investir na construção de práticas institucionais que possibilitassem a circulação de discursos e o desenvolvimento dos/as participantes. Foi realizada no período de outubro de 2015 a dezembro de 2016, durante o qual a autora coordenou um projeto de extensão em parceria com as demais profissionais da Coordenadoria Pedagógica, docentes e estudantes. Esse projeto de extensão envolveu a realização de oficinas estéticas com dois grupos de jovens do Técnico Integrado e oficinas com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade. A produção e registro das informações compreendeu diário de campo, registros fotográficos, registros em vídeo de alguns acontecimentos, gravação em áudio de todas as atividades realizadas (oficinas, reuniões de planejamento e entrevistas) e documentos, tais como os relatórios (atas) das reuniões de planejamento. A pesquisa fundamentou-se nas concepções de sujeito da Psicologia Histórico-Cultural e as informações foram analisadas a partir da análise do discurso na perspectiva do Círculo de Bakhtin. Os resultados deste estudo são apresentados na forma de artigos, e compreendem: uma revisão sistemática da literatura sobre a atuação dos/as psicólogos/as nos Institutos Federais; a análise e problematização de falas e diálogos com os/as participantes sobre temáticas trabalhadas nas oficinas, mediadas por linguagens artísticas, destacadas como significativas pelos/as jovens, tais como identidade, alteridade, preconceitos e discriminações no cotidiano escolar; a problematização de acontecimentos relacionados à questões de gênero e sexualidade que emergiram nas oficinas estéticas e em outros espaços do campus durante a pesquisa-intervenção; a apresentação e discussão do processo de construção do projeto de extensão, analisando as tensões e potencialidades que emergiram a partir da parceria com diferentes atores do campus. Conclui-se que é fundamental que a psicologia em contextos escolares invista em mediações, construídas em parceria com outros/as profissionais e estudantes, que possibilitem a circulação de discursos e o desenvolvimento da comunidade escolar. Diante dos desafios na implementação das políticas educacionais, é necessário a parceria com os/as diferentes partícipes do processo educativo, a partir de uma perspectiva crítica de sujeito e de educação, que possibilitem a inventividade dos/as profissionais em (re)criar práticas coletivas diante das condições contextuais. Nesse sentido, defendo a tese de que há um legado da psicologia historicamente construído numa perspectiva crítica que pode contribuir para a proposição de mediações, em parceria com outros atores institucionais, promotoras de desenvolvimento tanto dos/as estudantes quanto dos/as profissionais. Para isso é imprescindível a aposta nas aberturas das relações instituídas que possibilitem a circulação de discursos e a construção de novos possíveis. Também é necessário um olhar constante para os paradoxos e contradições do cotidiano institucional, para as relações instituídas, bem como a reflexão e um arriscar e apostar na criação e recriação de novas práticas com a comunidade escolar, investindo nas aberturas para possibilidades outras. Abstract: This research presents and discusses the conditions, limits and potentials of a psychology practice built in partnership with administrative technicians, teachers and students of an Integrated Technical program on a campus of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC). It was developed based on the author's role in the institution's Pedagogical Coordination Body, which is composed of an interdisciplinary team put together to work in student care and educational support. The intervention research was the methodological strategy adopted in order to invest in the introduction of institutional practices that would enable the circulation of discourses and the development of the participants. It was held from October 2015 to December 2016, during which the author coordinated an extension project in partnership with the other professionals of the Pedagogical Coordination Body, teachers and students. This extension project involved the organization of aesthetic workshops with two groups of students of the Integrated Technical program and workshops with two 9th grade elementary classes from two public schools in the city. The production and recording of information included field diary, photographic records, video recordings of some events, audio recording of all activities performed (workshops, planning meetings and interviews) and documents such as planning meeting reports (minutes). The research was based on the subject conceptions of Cultural-Historical Psychology and the information was analyzed based on discourse analysis in the perspective of the Bakhtin Circle. The results of this study are presented in the form of articles, and comprise the following items: a systematic literature review on the performance of psychologists in the Federal Institutes; the analysis and problematization of speeches and dialogues with the participants about the themes discussed in the workshops, mediated by artistic languages, pointed out as significant by the students, such as identity, alterity, prejudice and discrimination in school daily life; the problematization of events related to gender and sexuality issues that emerged in aesthetic workshops and other campus spaces during intervention research; the presentation and discussion of the extension project construction process, analyzing the tensions and potentialities that emerged from the partnership with different campus actors. We conclude that it is essential that psychology in school contexts invest in mediations, built in partnerships with other professionals and students, that enable the circulation of discourses and the development of the school community. Given the contradictions, paradoxes and challenges in the implementation of educational policies, it is essential to partner with different participants in the educational process, from a critical perspective of subject and education. In this sense, I argue that there is a legacy of psychology historically built in a critical perspective that can contribute to the proposition of mediations, in partnership with other institutional actors, promoting the development of both students and professionals. To do so, it is essential to invest on the fostering of the established relations that enable the circulation of discourses and the construction of new possibilities. It is also necessary to keep a constant eye on the paradoxes and contradictions of the institutional daily life, on the established relations, as well as the reflection and risk-taking and investing on the creation and recreation of new practices with the school community, raising other possibilities. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219171 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPSI0878-T.pdf | 3.104Mb |
View/ |