Abstract:
|
Este artigo relata a pesquisa sobre como as feiras do livro atuam no incentivo à leitura, especificamente em Florianópolis e Porto Alegre. As feiras do livro de rua se caracterizam por eventos comerciais, literários e culturais, com entrada gratuita, que promovem a venda de livros, mas também, envolvem outras atividades que buscam o incentivo e o gostar da leitura. Ocorrem, normalmente, em áreas centrais e com grande movimento de pessoas nas cidades e em espaços públicos. Objetivou-se averiguar, em mídias impressas e digitais, se há presença de ações sobre incentivo à leitura nos relatos e discursos sobre as feiras do livro das cidades de Florianópolis e de Porto Alegre. Em decorrência da pandemia mundial e do isolamento social enfrentado no presente ano – 2020, a pesquisa foi baseada na virtualidade, com acesso e resgates de registros de autores, falas de diversas personalidades e informações sobre o público que visitava as feiras; informações jornalísticas; os sítios das feiras, das prefeituras, das associações responsáveis, entre outros; optou-se pelo envio de questões às entidades organizadoras, visando melhor coleta de dados. Concluiu-se que as feiras têm papel fundamental na propagação, disseminação e divulgação de livros; ações de incentivo à leitura e democratização do acesso ao livro, além disso, por trazerem o livro para as praças e calçadões dos centros urbanos das cidades em que estão inseridas, tornando o acesso a eles consideravelmente mais fácil e popular. |