A correspondência entre a catalogação na fonte e o registro bibliográfico da biblioteca central da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A correspondência entre a catalogação na fonte e o registro bibliográfico da biblioteca central da UFSC

Show full item record

Title: A correspondência entre a catalogação na fonte e o registro bibliográfico da biblioteca central da UFSC
Author: Mendonça, Gabriela Garcia
Abstract: A finalidade da catalogação na fonte é registrar informações a respeito de cada publicação de forma padronizada a fim de servir de referência para a inclusão do livro em bases de dados bibliográficas, sendo que a padronização é instruída por regras e códigos próprios, considerando isso, tem-se como objetivo comparar a catalogação na fonte com o registro bibliográfico da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de finalidade básica que, de acordo com seus objetivos é descritiva, a análise dos resultados tem característica quali-quantitativa. Para este estudo foi realizada a seleção de dez livros de assuntos variados do acervo da BC/UFSC, efetuada a coleta dos dados: título, ano, indexação e classificação CDU, do catálogo e da ficha catalográfica. Os resultados apontam que há uma maior especificidade e exaustividade na indexação das fichas catalográficas em relação ao catálogo da BC/UFSC, e ocorre grande variação na classificação entre o catálogo e as fichas. Entretanto, a variação na classificação e indexação dos mesmos livros justifica-se ao levar em conta as diretrizes de classificação da instituição, o contexto e o ambiente em que foram elaboradas.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação. Curso de Biblioteconomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218641
Date: 2020-12-04


Files in this item

Files Size Format View
A_CORRESPONDENC ... IOTECA_CENTRAL_DA_UFSC.pdf 226.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar