Estudo de caso para pavimentação de blocos de concreto no acesso principal do hospital universitário Polydoro Ernani de São Thiago

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Estudo de caso para pavimentação de blocos de concreto no acesso principal do hospital universitário Polydoro Ernani de São Thiago

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Title: Estudo de caso para pavimentação de blocos de concreto no acesso principal do hospital universitário Polydoro Ernani de São Thiago
Author: Andrade, Nicholas Marafiga
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar um novo perfil de pavimento a ser implantado na área do acesso principal do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, a fim de solucionar ou reduzir os problemas recorrentes no local como o aparecimento de depressões no pavimento, a formação de poças e a quebra e o desarranjo dos blocos de concretos intertravados. Antes mesmo de se procurar metodologias de dimensionamento de pavimentos intertravados buscou-se entender os possíveis motivos pelos quais os problemas estavam ocorrendo. A partir de algumas visitas e conversas com a engenheira responsável entendeu-se que provavelmente todos os problemas do pavimento estavam interligados a incapacidade de drenagem e a saturação do pavimento. Para o iniciar o trabalho foram então identificadas as áreas com os pontos críticos do pavimento, onde o mesmo apresentava maiores concentrações de defeitos e falhas. A partir dessa análise, buscou-se pelas instruções presentes nos manuais do DNIT e por materiais que apresentassem metodologias de dimensionamento específicas para pavimentos de blocos de concreto intertravados.This document aims to prevent a new paviment prfoile to be implemented in the main access area of the Polydoro Ernani of São Thiago University Hospital, in order to solve or reduce the recurring problems at the local, such as the appearance of depressions in the pavement, the formation of puddles and the breaking of interloking concrete blocks. Before even looking for methodologies for dimensionning the interloking paviments, were sought to understand the possible reason of why the problems were ocorring. From some visits and conversations with the local engineer, it was undertood that probably all the paviment problems were linked to the inability to drain and the saturation of the pavement. The areas with critical points were identified, where it had the highest concentrations of defects and failures. From this analysis, the were searched for instructions in the DNIT manuals and for a materials that present specific desgin methodologies for interlocking concrete block paviments
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218489
Date: 2020-12-03


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