Qualidade da alimentação escolar a partir das modificações nas recomendações nutricionais e de aquisição de alimentos: uma análise quali-quantitativa em municípios da região sul do Brasil

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Qualidade da alimentação escolar a partir das modificações nas recomendações nutricionais e de aquisição de alimentos: uma análise quali-quantitativa em municípios da região sul do Brasil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Martinelli, Suellen Secchi
dc.contributor.author Klein, Hanna Wolf
dc.date.accessioned 2020-12-10T12:49:29Z
dc.date.available 2020-12-10T12:49:29Z
dc.date.issued 2020-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218243
dc.description TCC(graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nutrição. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é a política pública brasileira mais antiga e oferece refeições para aproximadamente 42 milhões de estudantes diariamente. Em 2009 o programa passou por modificações regulamentares incluindo exigências nutricionais para a oferta de alimentos, além de tornar obrigatória a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar. O objetivo do estudo foi explorar a presença de alimentos nos cardápios escolares antes e depois da Lei nº 11.947 de 2009, e a opinião de informantes chave sobre a qualidade da alimentação escolar a partir da aquisição de alimentos da agricultura familiar. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa em 22 municípios dos três estados da região sul do Brasil por meio de análise de cardápios escolares e análise de entrevistas com informantes-chave ligados à alimentação escolar. Os cardápios dos anos de 2009/10 e de 2014/15 foram analisados por meio do método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC – Escola). As entrevistas foram gravadas e transcritas e utilizou-se o software NVivo para a análise de conteúdo. Foi possível observar que a presença de frutas e saladas apresentaram aumento de 2009 para 2015, enquanto a categoria de alimentos Controlados não apresentou uma alteração expressiva entre os anos comparados. Dos 70 entrevistados, 77,1% relataram observar mudanças nos cardápios e a análise das entrevistas apontou melhorias em relação a qualidade dos alimentos servidos, qualidade dos cardápios e estímulo às atividades de educação alimentar. As atualizações nas regulamentações geraram mudanças positivas nos cardápios e na qualidade da alimentação escolar dos municípios avaliados, além de contribuir com o desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis. pt_BR
dc.format.extent 68 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Alimentação Escolar pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Alimentação Escolar pt_BR
dc.subject AQPC Escola pt_BR
dc.subject Análise de conteúdo pt_BR
dc.subject Compra local pt_BR
dc.title Qualidade da alimentação escolar a partir das modificações nas recomendações nutricionais e de aquisição de alimentos: uma análise quali-quantitativa em municípios da região sul do Brasil pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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3-Pedido-embargo-TCC-modelo-NTR_Hanna_assinado.pdf 236.7Kb PDF View/Open Embargo
TCC_HANNA_WOLF_KLEIN.pdfa.pdf 2.846Mb PDF View/Open TCC

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