Title: | A evolução biológica nos documentos curriculares nacionais |
Author: | Larroyd, Letícia Medeiros |
Abstract: |
Apesar da sua importância, a Evolução Biológica é considerada um tema polêmico que suscita dificuldades tanto para as/os docentes, no ensino, quanto para as/os estudantes, na aprendizagem. Isso faz com que nos perguntemos se um dos fatores que geram essas dificuldades no ensino de evolução poderia ser as orientações apresentadas nos documentos curriculares nacionais. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar como a Evolução Biológica é apresentada nesses documentos através de uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De forma geral, os Parâmetros desenvolvem melhor a relação dos conteúdos dentro da Evolução Biológica, enquanto que a BNCC tem um maior foco nas competências que devem ser atingidas dentro de um grande conteúdo. Em nenhum dos documentos a Evolução Biológica aparece como um eixo integrador do conhecimento. Quanto à abordagem das teorias evolutivas, nos PCN-EF é considerada uma abordagem mais profunda de história da ciência, enquanto que na BNCC as teorias ficam resumidas a Lamarck e Darwin de forma simplista e superficial, o que já é perpetuado no campo do ensino há muito tempo. Sobre a Seleção Artificial, o único documento analisado a mencioná-la em algum momento foi o PCN-EF, e ainda de forma bastante breve, o que evidencia que não há grande preocupação em abordar o tema em sala de aula, apesar de ser um tema presente nas vidas das/dos estudantes. A BNCC do Ensino Médio foi o único documento a trazer discussões acerca de processos discriminatórios que usam a ciência como argumento de forma indevida, abordando racismo, darwinismo social e eugenia, enquanto que nos PCNEM isso não apareceu em momento algum. Nos documentos analisados muitas vezes é apresentada a importância da interdisciplinaridade, mas, ao abordar o assunto de Evolução Biológica, ela fica restrita às Ciências da Natureza. Despite its importance, Biological Evolution is a topic in which teachers and students have difficulties in teaching and learning. It makes us wonder if one of the factors that generate these barriers in teaching evolution could be the orientations presented in the national curricular documents. Therefore, to analyze how Biological Evolution is presented in national curricular documents, I did a document analysis of Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio e Base Nacional Comum Curricular. In general, Parâmetros better develop the relation of the topics within Biological Evolution, while BNCC has a bigger focus on the competences that must be reached within a topic. In none of the documents Biological Evolution appears as an integrating axis of knowledge. As for the approach to evolutionary theories, in PCN-EF it is considered a deeper approach of science history, while in BNCC the theories are summarized to Lamarck and Darwin in a simplistic and superficial way, which is already perpetuated in the field of teaching for a long time. About the Artificial Selection, the only document to mention it at some point was PCN-EF, and still very briefly, which shows that there is not much concern in approaching the subject in the school, although it is a subject present in the lives of students. BNCC-EM was the only document to bring discussions about discriminatory processes that use science as an argument in an undue way, addressing racism, social darwinism and eugenics, while in PCNEM this did not appear at any time. In the documents analyzed, hybrid proposals on the same subject are often presented. Another point that is highlighted in the documents is the importance of interdisciplinarity, but when approaching the subject of Biological Evolution, it is restricted to Natural Sciences. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218143 |
Date: | 2020-11-26 |
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TCC Letícia Medeiros Larroyd.pdf | 486.1Kb |
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