APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO

DSpace Repository

A- A A+

APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zucki, Fernanda
dc.contributor.author Flor, Daiana Ávila
dc.date.accessioned 2020-12-08T10:19:22Z
dc.date.available 2020-12-08T10:19:22Z
dc.date.issued 2020-11-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. pt_BR
dc.description.abstract A educação vem passando por mudanças importantes e atreladas ao progresso das Tecnologias da Informação e Comunicação, compõem novos métodos e ferramentas de ensino-aprendizagem. Juntas, educação e saúde se configuram como uma área de elaboração e disseminação de saberes destinados a todos os aspectos da sociedade. O presente estudo examinou a utilização da plataforma Wikipédia como ferramenta de promoção de saúde auditiva por meio de Metodologia Ativa de ensino. Consistiu em uma pesquisa descritivo-analítico, transversal, do tipo intervenção com abordagem quantitativa que utilizou a estratégia de estudo de caso único. Foi realizada por uma estudante de graduação do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, que analisou o impacto das contribuições (edições) realizadas por meio de ferramentas estatísticas da própria Wikipédia. As edições englobam traduções de verbetes para a língua portuguesa, que não existiam na Wikipédia lusófona, edição de verbetes no acervo da Wikipédia em língua portuguesa e a elaboração de um novo verbete. Esse processo resultou na edição de 10 verbetes, contabilizando cerca de 20 mil palavras acrescentadas, demonstrando a ampliação dos conteúdos referenciados com bases científicas e o alcance de mais de 17 mil visualizações, representando o acréscimo significativo nos acessos. Assim, considera-se que a disseminação de informações com bases científicas pela Wikipédia, se configura como uma ferramenta válida para Metodologia ativa de ensino, promovendo reflexões acerca de conceitos, informações e habilidades, incentivando mudanças na promoção de saúde, aproximando ciência e sociedade, proporcionando a autonomia ao estudante, e contribuindo para o trabalho pedagógico de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Acesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde. pt_BR
dc.title APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.contributor.advisor-co Morata, Thais


Files in this item

Files Size Format View
_1. TCC repositório.pdf 677.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar