APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zucki, Fernanda |
|
dc.contributor.author |
Flor, Daiana Ávila |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-08T10:19:22Z |
|
dc.date.available |
2020-12-08T10:19:22Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação vem passando por mudanças importantes e atreladas ao progresso das Tecnologias da Informação e Comunicação, compõem novos métodos e ferramentas de ensino-aprendizagem. Juntas, educação e saúde se configuram como uma área de elaboração e disseminação de saberes destinados a todos os aspectos da sociedade. O presente estudo examinou a utilização da plataforma Wikipédia como ferramenta de promoção de saúde auditiva por meio de Metodologia Ativa de ensino. Consistiu em uma pesquisa descritivo-analítico, transversal, do tipo intervenção com abordagem quantitativa que utilizou a estratégia de estudo de caso único. Foi realizada por uma estudante de graduação do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, que analisou o impacto das contribuições (edições) realizadas por meio de ferramentas estatísticas da própria Wikipédia. As edições englobam traduções de verbetes para a língua portuguesa, que não existiam na Wikipédia lusófona, edição de verbetes no acervo da Wikipédia em língua portuguesa e a elaboração de um novo verbete. Esse processo resultou na edição de 10 verbetes, contabilizando cerca de 20 mil palavras acrescentadas, demonstrando a ampliação dos conteúdos referenciados com bases científicas e o alcance de mais de 17 mil visualizações, representando o acréscimo significativo nos acessos. Assim, considera-se que a disseminação de informações com bases científicas pela Wikipédia, se configura como uma ferramenta válida para Metodologia ativa de ensino, promovendo reflexões acerca de conceitos, informações e habilidades, incentivando mudanças na promoção de saúde, aproximando ciência e sociedade, proporcionando a autonomia ao estudante, e contribuindo para o trabalho pedagógico de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Acesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde. |
pt_BR |
dc.title |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Morata, Thais |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar