Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
Show simple item record
| dc.contributor | 
Universidade Federal de Santa Catarina | 
pt_BR | 
| dc.contributor.advisor | 
Wangenheim, Christiane Gresse von | 
 | 
| dc.contributor.author | 
Lehmkuhl, Géssica | 
 | 
| dc.date.accessioned | 
2020-12-07T22:30:53Z | 
 | 
| dc.date.available | 
2020-12-07T22:30:53Z | 
 | 
| dc.date.issued | 
2020-11-12 | 
 | 
| dc.identifier.uri | 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114 | 
 | 
| dc.description | 
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. | 
pt_BR | 
| dc.description.abstract | 
O século XXI requer novas habilidades que são cada vez mais valorizadas para um
desenvolvimento pessoal e no mercado de trabalho, conhecidas como habilidades do
século XXI. Faz parte dessas habilidades a criatividade, que aborda as dimensões de
fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. Portanto, a importância do incentivo
da criatividade na Educação Básica é cada vez mais concreta. Uma das formas de
incentivar o desenvolvimento dessa habilidade é a inserção do ensino da computação
já na escola. Assim, no contexto educacional faz parte a avaliação dessa habilidade
relacionada com a computação. Atualmente já existem vários modelos de avaliação
de criatividade, abordando dimensões diferentes, evidenciando uma falta de consenso
em como avaliar. Partindo dessa premissa, foi desenvolvido o modelo de avaliação
SCORE a fim de avaliar criatividade no ensino da computação na Educação Básica,
visto que não existem modelos específicos para este meio. O instrumento decompõe
a criatividade em oito fatores: “personalidade criatividade e curiosidade”, “amplia
habilidades e conhecimentos”, “conexão”, “ousadia”, “originalidade”, “fluência”,
“flexibilidade” e “elaboração”. Os resultados da avaliação, com base em uma amostra
de 76 estudantes da Educação Básica, indicam uma excelente confiabilidade interna
(alfa de Cronbach = 0,961). A análise da validade do modelo também apresentou
ótimos resultados. Por meio da análise fatorial exploratória foram observados apenas
três itens com carga fatorial abaixo do ponto de corte, sugerindo a exclusão desses
itens. A análise da amostra total (n = 197), com respostas do ensino superior, confirma
os resultados obtidos na análise utilizando somente os dados da Educação Básica.
Dessa forma, espera-se obter um modelo capaz de avaliar a criatividade com o ensino
da computação e aumentar o interesse em introduzi-lo em mais escolas da Educação
Básica no Brasil. | 
pt_BR | 
| dc.format.extent | 
94 | 
pt_BR | 
| dc.language.iso | 
por | 
pt_BR | 
| dc.publisher | 
Florianópolis, SC | 
pt_BR | 
| dc.rights | 
Open Access | 
 | 
| dc.subject | 
criatividade | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
pensamento computacional | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
educação básica | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
ensino computacional | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
computação | 
pt_BR | 
| dc.title | 
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica | 
pt_BR | 
| dc.type | 
TCCgrad | 
pt_BR | 
| dc.contributor.advisor-co | 
Alves, Nathalia da Cruz | 
 | 
             
        
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
 
 
Search DSpace
Browse
- 
All of DSpace
 
- 
This Collection
 
 
My Account
Statistics
Compartilhar