Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wangenheim, Christiane Gresse von
dc.contributor.author Lehmkuhl, Géssica
dc.date.accessioned 2020-12-07T22:30:53Z
dc.date.available 2020-12-07T22:30:53Z
dc.date.issued 2020-11-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. pt_BR
dc.description.abstract O século XXI requer novas habilidades que são cada vez mais valorizadas para um desenvolvimento pessoal e no mercado de trabalho, conhecidas como habilidades do século XXI. Faz parte dessas habilidades a criatividade, que aborda as dimensões de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. Portanto, a importância do incentivo da criatividade na Educação Básica é cada vez mais concreta. Uma das formas de incentivar o desenvolvimento dessa habilidade é a inserção do ensino da computação já na escola. Assim, no contexto educacional faz parte a avaliação dessa habilidade relacionada com a computação. Atualmente já existem vários modelos de avaliação de criatividade, abordando dimensões diferentes, evidenciando uma falta de consenso em como avaliar. Partindo dessa premissa, foi desenvolvido o modelo de avaliação SCORE a fim de avaliar criatividade no ensino da computação na Educação Básica, visto que não existem modelos específicos para este meio. O instrumento decompõe a criatividade em oito fatores: “personalidade criatividade e curiosidade”, “amplia habilidades e conhecimentos”, “conexão”, “ousadia”, “originalidade”, “fluência”, “flexibilidade” e “elaboração”. Os resultados da avaliação, com base em uma amostra de 76 estudantes da Educação Básica, indicam uma excelente confiabilidade interna (alfa de Cronbach = 0,961). A análise da validade do modelo também apresentou ótimos resultados. Por meio da análise fatorial exploratória foram observados apenas três itens com carga fatorial abaixo do ponto de corte, sugerindo a exclusão desses itens. A análise da amostra total (n = 197), com respostas do ensino superior, confirma os resultados obtidos na análise utilizando somente os dados da Educação Básica. Dessa forma, espera-se obter um modelo capaz de avaliar a criatividade com o ensino da computação e aumentar o interesse em introduzi-lo em mais escolas da Educação Básica no Brasil. pt_BR
dc.format.extent 94 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject criatividade pt_BR
dc.subject pensamento computacional pt_BR
dc.subject educação básica pt_BR
dc.subject ensino computacional pt_BR
dc.subject computação pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Alves, Nathalia da Cruz


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC2_GessicaLehmkuhl.pdf 2.152Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar