Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wangenheim, Christiane Gresse von |
|
dc.contributor.author |
Lehmkuhl, Géssica |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-07T22:30:53Z |
|
dc.date.available |
2020-12-07T22:30:53Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-12 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218114 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O século XXI requer novas habilidades que são cada vez mais valorizadas para um
desenvolvimento pessoal e no mercado de trabalho, conhecidas como habilidades do
século XXI. Faz parte dessas habilidades a criatividade, que aborda as dimensões de
fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. Portanto, a importância do incentivo
da criatividade na Educação Básica é cada vez mais concreta. Uma das formas de
incentivar o desenvolvimento dessa habilidade é a inserção do ensino da computação
já na escola. Assim, no contexto educacional faz parte a avaliação dessa habilidade
relacionada com a computação. Atualmente já existem vários modelos de avaliação
de criatividade, abordando dimensões diferentes, evidenciando uma falta de consenso
em como avaliar. Partindo dessa premissa, foi desenvolvido o modelo de avaliação
SCORE a fim de avaliar criatividade no ensino da computação na Educação Básica,
visto que não existem modelos específicos para este meio. O instrumento decompõe
a criatividade em oito fatores: “personalidade criatividade e curiosidade”, “amplia
habilidades e conhecimentos”, “conexão”, “ousadia”, “originalidade”, “fluência”,
“flexibilidade” e “elaboração”. Os resultados da avaliação, com base em uma amostra
de 76 estudantes da Educação Básica, indicam uma excelente confiabilidade interna
(alfa de Cronbach = 0,961). A análise da validade do modelo também apresentou
ótimos resultados. Por meio da análise fatorial exploratória foram observados apenas
três itens com carga fatorial abaixo do ponto de corte, sugerindo a exclusão desses
itens. A análise da amostra total (n = 197), com respostas do ensino superior, confirma
os resultados obtidos na análise utilizando somente os dados da Educação Básica.
Dessa forma, espera-se obter um modelo capaz de avaliar a criatividade com o ensino
da computação e aumentar o interesse em introduzi-lo em mais escolas da Educação
Básica no Brasil. |
pt_BR |
dc.format.extent |
94 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
pensamento computacional |
pt_BR |
dc.subject |
educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
ensino computacional |
pt_BR |
dc.subject |
computação |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Alves, Nathalia da Cruz |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar